Arte Com Jubilo - Arte Com Júbilo - Escola de Música e Artes | Nilópolis RJ
Arte Com Júbilo - Escola de Música e Artes | Nilópolis RJ

O que realmente acontece quando você tenta fazer arte com jubilo no dia a dia

A gente sempre ouve que arte deve ser prazer, mas o problema é que a maioria das pessoas travam nos primeiros minutos. Eu já vi isso acontecer inúmeras vezes, tanto comigo quanto com alunos e colegas. O que separa quem consegue fluir de quem simplesmente desiste no início não é talento. É a forma como você encara a primeira folha em branco, o primeiro arquivo novo no software, o primeiro traço. Eu costumava sentar na frente do canvas e travar. Ficar pensando se a cor estava certa, se a composição ia funcionar, se aquilo que eu estava fazendo era algo que alguém realmente gostaria. Esse tipo de pensamento mata o impulso antes mesmo dele começar. Achei que precisava de mais técnica. Não era bem isso. Era falta de permissão interna para fazer besteira no processo inicial.

Arte com jubilo na prática: o método que funcionou para mim

Aqui vai o passo a passo. Sem rodeios. Primeiro, defina um tempo curto. Quinze minutos. Não trinta, não uma hora. Quinze. Quando o prazo é apertado, o cérebro para de julgar e começa a agir. Eu costumo usar um timer visível na tela. Quando ele toca, pare. Mesmo que não tenha terminado. Isso é mais importante do que parece.

Segundo, escolha uma restrição simples. Pode ser apenas três cores. Pode ser usar só a mão esquerda. Pode ser desenhar apenas linhas curvas. Restrição não limita. Ela tira o peso da decisão infinita. Eu já gastei duas horas parado porque não sabia qual cor usar. Com uma paleta limitada, a decisão leva cinco segundos. Terceiro, comece pelo erro. Faça a coisa errada de propósito. Um borrão feio. Uma mancha de tinta. Um traço desengonçado. Quando você decide que aquilo é intencional, a pressão desaparece. E é a partir desse erro que as melhores ideias costumam surgir. Isso não é clichê. É o que realmente acontece.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Quarto, não saia olhando o resultado o tempo todo. Fique focado no gesto, no movimento, na ação. Olhar para o trabalho enquanto ainda está sendo feito é a principal causa de frustração. Deixe a obra existir primeiro. A avaliação vem depois. Eu levei cerca de três semanas para internalizar esses passos. Nas primeiras tentativas, minha tendência era sempre voltar para o perfeccionismo. Aí eu percebi que o problema não era a técnica. Era a ansiedade. A ansiedade surge quando a obra parece muito importante antes mesmo dela existir. Se você trata o exercício como um rascunho do processo, tudo muda.

Uma coisa que ninguém conta é que o jubilo não vem no começo. Ele vem no meio. Nos primeiros minutos, você ainda está em modo defensivo. O cérebro está avaliando riscos. Depois de dez ou quinze minutos, esse mecanismo de defesa cai. É aí que entra a parte boa. Quem espera sentir alegria desde o segundo zero geralmente desiste antes de chegar lá. Outro ponto que me parece negligenciado: o ambiente importa mais do que se imagina. Música alta demais, luz ruim, cadeira desconfortável. Detalhes que parecem irrelevantes, mas que drenam energia mental. Eu migrei para um espaço com apenas uma luminária lateral e fones com ruído branco. Meu tempo de foco inicial caiu de cerca de vinte minutos para menos de cinco. A diferença não foi mágica. Foi prática.

Também é verdade que existem momentos em que arte com jubilo simplesmente não se aplica. Quando o trabalho é comercial, com briefing fechado, prazos apertados e cliente cobrando revisão, o jubilo pode ser contraproducente. Nesse cenário, o importante é qualidade e cumprimento de acordo, não expressão pessoal. Eu já tentei aplicar essa abordagem em projetos com deadline, e o resultado foi sofrimento duplo: a obra ficou pior e ainda senti culpa por não estar "fluir". Em contextos profissionais, separe claro. Use técnica e método. Reserve o jubilo para os tempos livres. Uma armadilha comum é confundir diversão com amadorismo. Nada disso. Você pode se divertir muito e ainda assim ter um controle técnico sólido. O que não funciona é esperar que a técnica apareça sem treino prévio. Se você nunca desenhou, nunca misturou cores, nunca experimentou texturas, o jubilo vai encontrar um vazio. Aí a frustração toma lugar. A solução é simples: pratique a base separadamente, em sessões curtas, sem a pressão de criar algo bonito.

Se você quer ir além do básico, tente um exercício que eu chamo de reversão. Pegue uma imagem que você admire. Não para copiar. Para destruir. Pegue os elementos principais e inverta. O escuro vira claro. O organizado vira bagunça controlada. O simétrico vira assimétrico. Esse exercício quebra o medo de estragar algo bom, e ao mesmo tempo treinou meu olho para perceber padrões que eu ignorava. Eu demorei uns dois meses fazendo isso com frequência, mas depois passei a enxergar composições de um jeito diferente. O que eu posso dizer com certeza é que arte com jubilo não é um estado místico. É um conjunto de decisões pequenas que você toma antes, durante e depois de criar. Se nenhum desses pontos ressoou,experimente um. Só um. Os outros quinze minutos de timer. O resto pode esperar.