O que realmente eram as entradas e bandeiras
As expedições que os paulistas organizaram a partir do século XVII para adentrar o interior do território não tinham um comando centralizado. Eram empreitadas particulares, financiadas por famílias de posses, com objetivo principal capturar indígenas para escravização e depois, a partir das décadas de 1690 em diante, encontrar jazidas de ouro e pedras preciosas. A denominação "bandeira" vem do termo militar para uma expedição organizada sob uma bandeira, ou estandarte, que representava o líder da tropa.
Como funcionava na prática a organização das bandeiras no brasil colonial
Para montar uma bandeira, você precisava de três coisas: crédito, contactos com os chefes indígenas aliados e autorização, nem sempre obtida, da Coroa. O processo começava reunindo mulatos de praça, índios catequizados ou capturados em missões jesuíticas, e quilombolas foragidos que conheciam o terreno. Uma bandeira típica dos séculos XVII e XVIII podia ter de 50 a 700 homens, dependendo do financiamento. As maiores, como a de Antônio Raposo Tavares em 1648, chegaram a reunir cerca de 2 mil pessoas entre portugueses, indígenas e mestiços. O equipamento básico incluía marretas para abrir caminho na mata, facões, arcos e flechas, pólvora e chumbo em quantidades limitadas, e farinha de mandioca para sustento. A navegação se dava por rios usando canoas grandes, as "canoas de pau". A velocidade média de avanço era de 3 a 5 léguas portuguesas por dia em terreno plano, menos em mata fechada. Um trajeto como o de Martim Soares Moreno, que desceu o rio São Francisco, levava meses.
Um detalhe que poucos mencionam: as bandeiras não eram apenas viagens de exploração. Eram operações econômicas de lucro direto. Cada membro da tropa tinha direito a uma parte dos achados, e os chefes geralmente ficavam com a maior fatia. Isso significava que a motivação era individual, não estatal. A Coroa só intervenia quando o ouro descoberto precisava ser tributado ou quando expedições espanholas competiam pela mesma região. Dica prática: ao estudar documentos da época sobre bandeiras, preste atenção à diferença entre "entrada" e "bandeira". Entradas eram expedições mais curtas, muitas vezes oficiais, enquanto bandeiras eram empreendimentos de longa duração, privados e de grande porte. A distinção aparece claramente nos processos criminais contra bandeirantes que violavam missões jesuíticas.
Fontes primárias e como acessá-las
Os documentos mais importantes estão espalhados entre o Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e acervos municipais de São Paulo. O mais utilizado é a coleção "Documentos Históricos Brasileiros", que reúne cartas, procurações e relatos de participantes. Para pesquisas mais específicas, consulte os processos da "Casa de Suplicação" que envolvem bandeirantes acusados de escravidão indígena ilegal. Uma observação importante sobre fontes: muitos relatos foram escritos décadas após os fatos, o que introduz variações significativas. O relato de Fernão Dias Paes Leme, por exemplo, só foi publicado no século XIX e contém informações que historiadores modernos contestam. Sempre cruze dados de pelo menos duas fontes diferentes antes de considerar um detail como certo.
Também é comum encontrar mapas da época com rotas imprecisas ou intencionalmente distorcidas. As bandeiras frequentemente alteravam cursos de rios nos registros oficiais para esconder jazidas de concorrentes. Se você estiver analisando um mapa do século XVIII sobre uma rota de bandeira, cheque a topografia atual do rio mencionado — muitas vezes o traçado descrito não corresponde ao curso real porque o rio mudou de leito ao longo dos séculos ou o mapa original foi feito de memória.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Principais bandeirantes e suas expedições
Antônio Raposo Tavares (1598–1658) é o mais conhecido. Sua expedição de 1648 partiu de São Paulo, desceu o rio Paraguai até o Amazonas, retornando por terra após percorrer cerca de 11 mil quilômetros. Foi a maior bandeira já registrada no continente americano. Martin Afonso de Carvalho (século XVII) organizou várias entradas em direção às minas de emeraldas na região de Minas Gerais, sendo um dos primeiros a identificar o potencial mineral da região serra negra.
Fernão Dias Paes Leme (1609–1677) ficou famoso por buscar as minas de esmeraldas do sertão mineiro, embora hoje se saiba que seu verdadeiro legado foi a abertura de caminhos que facilitaram o acesso às regiões auríferas descobertas pouco depois. Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera (1662–1719), explorou intensamente o Goiás e o Mato Grosso, abrindo rotas que seriam fundamentais para a exploração doCentro-Oeste brasileiro.
Limitações e controvérsias
O estudo das bandeiras enfrenta um problema estrutural: a maior parte dos registros escritos foi produzida por membros das elites paulistas ou por jesuítas, o que significa que a perspectiva dos indígenas escravizados, dos quilombolas e dos sertanejos pobres está quase completamente ausente dos documentos. Isso distorce a compreensão do impacto real dessas expedições. Além disso, a cronologia das expedições mais antigas é frequentemente imprecisa. Datas variam entre diferentes fontes em até cinco anos, o que complica análises sobre a sequência de descobertas e a expansão territorial. Para períodos anteriores a 1680, recomendo usar sempre faixas de data aproximada em vez de datas exatas.
Um problema comum ao trabalhar com esses documentos é a grafia inconsistente de nomes próprios e topônimos. "São Paulo" aparecia como "São Paulo de Piratininga", "Pindaíba", entre outras variantes. Mantenha sempre uma tabela de equivalências para facilitar a pesquisa em arquivos diferentes.
Onde encontrar documentação digitalizada
O portal Memória Digital da Biblioteca Nacional oferece acesso gratuito a manuscritos relacionados às bandeiras. O AcervoDigital do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) também possui coleções relevantes. Para documentos lisboetas, o portal da Torre do Tombo permite buscas por nome de bandeirante, data e local de origem do documento. Se você está começando uma pesquisa sobre esse tema, sugiro iniciar pelos processos contra os Bandeirantes julgados pela Câmara de São Paulo entre 1650 e 1700. Eles contêm depoimentos detalhados sobre a composição das tropas, rotas percorridas e conflitos com missionários jesuítas, informações que documentos oficiais frequentemente omitiam.
Outra fonte subutilizada são os testamentos de bandeirantes falecidos. Neles aparecem listados os bens acquis durante as expedições, o que permite inferir rotas e áreas de atuação que não constam em nenhuma outra documentação. Um testamento bem preservado pode revelar mais sobre uma bandeira do que um relatório oficial.