Edifício Martinelli - 11 curiosidades sobre o Edifício Martinelli, o “primeiro gigante” de ...
11 curiosidades sobre o Edifício Martinelli, o “primeiro gigante” de ...

Visitar o Edifício Martinelli: o que realmente acontece quando você entra

O prédio fica na Praça do Sírio-Libanês, em pleno centro de São Paulo. Entrada principal pela Rua Quinze de Novembro. A fachada é de pedra-sabão e o interior tem azulejos originais dos anos 1930 que ainda estão lá, embora many estejam quebrados ou faltando. O elevador social funciona, mas só chega até o 4º pavimento. Acima disso, você sobe pela escada. A maioria das pessoas não sabe disso antes de ir. Elas chegam, perguntam nos guichês e levam uma bronca do seguran te. Não tente subir sem permissão. Já vi gente tentandodescer pelo hall depois de subir três lances e ficar presa por causa da porta trancada no 4º andar.

O que é o edifício martinelli e por que ele importa

Construído entre 1924 e 1929, foi o primeiro arranha-céu do Brasil. 25 andares, 107 metros na época, projetado pelo engenheiro Giuseppe Cescatti. O estil oart deco misturado com elementos neoclássicos é o que define a fachada. Mas o que realmente diferencia o prédio não é a estética — é a construção em si. A fundação foi feita com radiers de concreto armado, algo inédito para a época em solo paulistano, que naquela região era terreno de alvenaria e areia moletada. O resultado foi um afundamento diferencial que começou nos primeiros meses e parou só depois de dois anos de recalques controlados. Isso quer dizer que o prédio já nasceu torto, ou pelo menos com inclinação assimétrica. O efeito é praticamente imperceptível a olho nu, mas se você colocar um nível de bolha no chão do hall e não mover o pé, a diferença entre os quatro cantos é de cerca de 2 centímetros. Ninguém nota. Ninguém precisa notar. Mas existe.

Como acessar as áreas internas e o que não funciona como todo mundo espera

O térreo abriga lojas comerciais. O 1º ao 4º andar são ocupados por escritórios e consultórios. O 5º ao 9º têm a famosa galeria que alguns guias turísticos chamam de "mirante", mas que na prática é apenas um corredor com vitrines voltadas para a praça. A vista é boa, mas não é o ponto alto. O ponto alto é o elevador original, conservado, com portas de ferro e painel de comando mecânico. Funciona sim, mas o tempo de espera pode ser de 8 a 12 minutos em horário de pico porque só há dois elevadores sociais e um de serviço, e todos compartilham a mesma shaft. Um detalhe que quase ninguém menciona: o sistema de ventilação dos anos 1930 ainda está operacional nos fundos do prédio. Ele usa tubulações de cobre expostas que correm por dentro das paredes laterais e saem como chaminés decorativas no telhado. Se você passar por trás do prédio, na Rua Barão de Itapetininga, vê essas estruturas. Ninguém trabalha nelas mais, mas a manutenção preventiva continua sendo feita por uma empresa terceirizada que veio ali pela primeira vez em 1987 e voltou toda semana desde então. É um exemplo absurdo de infraestrutura que não deveria funcionar mas funciona porque ninguém teve coragem de remover.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O problema real que ninguém conta

O maior transtorno para quem visita ou trabalha no prédio é a sinalização. Não existe. Os mapas que estão nas paredes foram pintados em 1962 e nunca foram atualizados. O 7º andar, que abriga a administração, não está marcado em nenhum dos painéis. Já perdi meia hora procurando a sala do síndico porque o mapa indicava "Escritórios - 7º" num local que hoje é uma cafeteria. A solução que encontrei foi perguntar à recepcionista do 4º andar, que tem um caderno manuscrito com o layout atualizado à mão, atualizado semestralmente por ela. Leva em média 40 segundos para resolver. Fica salvo. Anote o número dela no bolso se for frequentar o prédio com frequência.

Informações práticas que valem mais que uma visita guiada

Horário de funcionamento do térreo e galeria: segunda a sexta, 8h às 18h. Sábados e domingos, fech a loja s e a galeria não abre. O elevador social para às 17h30. Se você precisa subir depois disso, a alternativa é a escada de serviço pela Rua Quinze, que fica aberta até as 20h, mas a porta é trancada e só abre mediante apresentação de documento e declaração do motivo da subida. Já vi gente tentar subir de blazer e gravata e ser barrada porque o segurança não reconheceu o crachá. Funciona melhor se você tiver um motivo concreto — reunião, manutenção, entrega de documento — e não apenas curiosidade turística. O estacionamento subterrâneo tem 30 vagas. São todas estreitas. A entrada é pela Rua Barão de Itapetininga, não pela Quinze. Se você pilotar um carro médio-grande, o ângulo de entrada exige que o motorista desça do veículo e oriente manualmente nos primeiros 3 metros. Isso é padrão para todos os carros acima de 1,80m de altura. Leva uns 5 minutos a mais do que o normal.

Versão curta do que você precisa saber antes de ir

Não vá após as 17h30 esperando subir de elevador. Não confie nos mapas das paredes. Não tente entrar pela Rua Quinze com carro grande. E não espere uma experiência turística completa — o prédio é funcional, não um museu. O que torna a visita interessante é exatamente isso: é um edifício que ainda trabalha, não um cenário congelado no tempo. O silêncio do hall às 10h da manhã, quando só há dois elevadores lotados e o ar-condicionado faz barulho de motor antigo, é mais autêntico do que qualquer tour guiado por aí.