As fases do romantismo brasileiro não funcionam como os manuais ensinam
A maioria dos alunos decoram as três gerações como se fossem datas de calendário: ultrarromânticos aqui, indianistas ali, condoreiros acolá. O problema é que essa classificação táctica funciona apenas para passar em prova objetiva. Na prática, a fronteira entre uma geração e outra é muito mais porosa do que os livros didáticos querem fazer crer. Vou explicar como isso realmente se organiza, porque quando você passa a analisar os textos de verdade, percege que a rigidez das categorias muitas vezes esconde algo mais interessante.
Entendendo as fases do romantismo e seus desdobramentos
O Romantismo brasileiro se divide tradicionalmente em três gerações, mas cada uma delas tem nuances que os resumos acelerados costumam apagar. A primeira geração, que vai aproximadamente de 1836 a 1852, se subdivide em duas correntes distintas que raramente são tratadas com a devida separação. O indianismo, com José de Alencar como nome central, buscava construir uma identidade nacional através da figura do indígena como herói fundacional. Já a vertente ultrarromântica, representada por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, mergulhava no subjetivismo mais sombrio, na obsessão pela morte, no escapismo e numa melancolia que beirava o patológico. Esse dualismo dentro da primeira geração é fundamental: Alencar estava construindo uma narrativa de nação enquanto Álvares de Azevedo practically desmontava qualquer noção de ottimismo romântico. Encontrei um estudante universitário que estava escrevendo um trabalho sobre a primeira geração e tratava Gonçalves de Magalhães e Álvares de Azevedo como se tivessem a mesma intenção literária. A correção mais direta que pude dar foi mostrar que, embora ambos pertencessem cronologicamente ao mesmo período, Magalhães com seu "Suspiros Poéticos e Saudades" estava propondo um projeto nacionalista enquanto Azevedo, na "Noite na Taverna", estava essencialmente escarnecendo desse mesmo projeto. Juntar os dois sob o mesmo guarda-chuva Sem diferença de projeto era um erro grosseiro. A solução que indiquei foi separar a análise por corrente dentro da geração, não por geração em si.
A segunda geração, datada de 1852 a 1867, carrega o nome de geracao condoreira ou social porques como Castro Alves adotaram uma postura de engajamento político direto. O verso se torna arma. "Os Escravos" de Castro Alves não é apenas poesia, é um manifesto abolicionista disfarçado de literatura. A metáfora do albatroz de Verhaeren, apropriada pelos condoreiros brasileiros, traduz bem essa vocação: o poeta como ser que carrega sobre si o peso do mundo e se recusa a calar. Mas há um detalhe que poucos notam aqui. A segunda geração também inclui a corrente dos "sombrinhas" ou "ultrassensitivistas", representados por Junqueira Freire, que mantinham uma sensibilidade mais intimista e menos militante. Misturar Castro Alves com Junqueira Freire na mesma análise homogênea é cometer o mesmo erro de homogeneização que se comete com a primeira geração. Um equívoco recorrente é tratar o indianismo como se fosse exclusivamente um fenômeno da primeira geração. Alencar publicou "O Guarani" em 1857 e "Iracema" em 1865, obras que muitos estudantes classificam automaticamente como primeira geração por tema, quando cronologicamente caem no período da segunda. O indianismo não morreu com a primeira geração, ele simplesmente se reinventou. Essa distinção temporal importa porque o contexto histórico mudou drasticamente entre 1836 e 1865: a questão abolicionista estava em plena efervescência, e até o indianismo de Alencar sofreu influências desse clima político mais tensionado.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
A terceira geração, de 1867 até o nascimento do Parnasianismo por volta de 1881, é a mais simples de definir mas também a mais negligenciada. Sobrevive como ponte entre o Romantismo e movimentos posteriores. A produção é menos homogênea, mais dispersa, e vários autores transitam livremente entre o Romantismo tardio e tendências proto-simbolistas. Não há um nome hegemônico aqui da forma como houve Castro Alves na geração anterior. Isso reflete o esgotamento do modelo romântico como projeto coletivo.
O que os manuais não contam sobre essas fases
O grande problema pedagógico com o ensino das fases do romantismo é a ilusão de linearidade. Os livros apresentam uma progressão limpa: nasce o indianismo nacionalista, morre e nasce o ultrarromantismo sombrio, que por sua vez morre e dá lugar ao condoreirismo engajado. A realidade é muito mais caótica. Autores como Sousândrade, por exemplo, aparecem em todas as análises tradicionais como outsider, mas ele está presente durante praticamente toda a duração do período romântico brasileiro e dialoga com ambas as correntes simultaneamente. "Guesa errante" não cabe em nenhuma caixa genérica e essa incômoda incapacidade de enquadramento é exatamente o que torna sua obra tão relevante. Outro ponto que raramente é destacado é a questão cronológica. As datas de início e fim de cada geração variam conforme o autor que você consulta. Gomes de Sousa situa a primeira geração entre 1836 e 1852, enquanto outros críticos deslocam esses limites em alguns anos para cima ou para baixo. Essas variações existem porque nenhum movimento literário responde a calendários rígidos. O que importa mais do que fechar as datas exatas é compreender as transformações no horizonte de expectativas de cada período. Quando o indianismo perde força, não é porque os escritores decidiram parar de escrever sobre indígenas, é porque o projeto de construção nacional estava atingindo seus limites cognitivos e estéticos.
Uma limitação séria dessa abordagem em três gerações é que ela tende a marginalizar autoras mulheres cuja produção foi central durante todo o período. Carolina Maria de Jesus, ainda que cronologicamente posterior, mostra como a exclusão feminina dos cânones literários não é um acidente mas uma estrutura. No próprio Romanticismo brasileiro, there are names like Nísia Floresta que fazem parte integrante do período mas são sistematicamente omitidas dos resumos de bolso. Isso não é um detalhe secundário, é uma distorção que compromete a compreensão do período como um todo. O que eu recomendaria para quem precisa estudar esse conteúdo de forma eficaz é abandonar a tentativa de memorizar os três períodos como blocos fechados e passar a mapear as tensões internas de cada fase. Como o indianismo convivia com o ultrarromantismo dentro da mesma geração? De que maneira o condoreirismo dialogava ou contestava as premissas do indianismo? Essas perguntas produzem uma compreensão muito mais sólida do que qualquer resumo de uma página. Quando você para de tratar as fases do romantismo como compartimentos estanques e começa a vê-las como um campo de forças em permanente negociação, o período deixa de ser matéria de decoreba e se transforma em algo que realmente faz sentido histórico.