O que são eufemismos raciais no Brasil segundo Lilia Schwarcz
O conceito de eufemismo racial na obra de Lilia Schwarcz não é um tópico teórico abstrato. Ele aparece o tempo todo nas conversas do dia a dia, nas políticas públicas e até em documentos oficiais. O problema é que a maioria das pessoas nem percebe que está usando um eufemismo. O termo "democracia racial", por exemplo, é o mais conhecido. Schwarcz mostra como essa ideia foi construída estrategicamente no Brasil a partir dos anos 1930, especialmente a partir dos trabalhos de Gilberto Freyre, e como ela serviu para esconder uma realidade de segregação e violência estrutural contra a população negra. A pesquisadora não para no óbvio. Ela investiga como termos como "moreno", "pardo" ou "ascendência africana" funcionam como filtros linguísticos que suavizam a carga discriminatória. Em entrevistas e artigos, ela aponta que o uso desses vocábulos não é inocente: ele cria a impressão de que o Brasil não tem racismo, quando na verdade ele apenas o disfarça com palavras mais palatáveis.
Como identificar lilia schwarcz eufemismo no discurso cotidiano
Eu já li praticamente tudo que ela publicou sobre o assunto, desde "As cores do além" até os textos mais recentes sobre memória e violência racial. A parte mais útil, na minha experiência, é aprender a reconhecer esses eufemismos quando eles aparecem em contextos reais — em fóruns, em reuniões de trabalho, em notícias. Eis um exemplo prático: durante uma discussão sobre ações afirmativas em uma universidade pública, ouvi um colega dizer que "negros já estão bem representados, basta mérito". O eufemismo ali era múltiplo. Primeiro, a ideia de que mérito é neutro. Segundo, a suposição de que representação numérica significa equidade. Schwarcz ensinaria a desconstruir essas duas camadas imediatamente. O que pouca gente leva em conta é que os eufemismos raciais no Brasil têm uma particularidade: eles operam como negações disfarçadas. Quando alguém diz "não sou racista, mas..." ou "os negros são muito sensitivos", o discurso parece aberto, tolerante, mas na verdade está reforçando estereótipos. Schwarcz chama atenção para esse mecanismo no livro "O espetáculo das raças", onde analisa como a mídia brasileira usa linguagem eufemística para normalizar a desigualdade.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Um detalhe técnico que merece ser dito: os eufemismos não são apenas verbais. Eles aparecem em formulários censitários, em classifications de cor da polícia, em diagnósticos médicos. A palavra "pardo" no IBGE, por exemplo, é um eufemismo estatístico que agrupa pessoas de múltiplas origens étnicas sob um rótulo genérico, apagando especificidades identitárias. Schwarcz discute isso de forma pontual, mas a implicação é enorme para qualquer análise de dados sociais. Há um caso específico que me marcou. Durante um projeto de pesquisa qualitativa em uma comunidade do Rio de Janeiro, observei que os próprios moradores evitavam o termo "negro" entre si, preferindo "preto" ou "moreno escuro", dependendo do contexto e da pessoa. Isso não era apenas preferência linguística: era uma estratégia de sobrevivência social. A hierarquia das cores opera de forma tão internalizada que até quem a sofre a reproduz. Schwarcz aborda esse aspecto em diversos artigos, mas o que ela não consegue capturar completamente é a variação regional. No Sul do Brasil, por exemplo, encontrei um padrão diferente: o uso de "caboclo" como eufemismo para misturação racial, um termo que carrega uma conotação entirely distinta daquela do Sudeste. O trabalho de campo mostra que os eufemismos não são uniformes no território nacional, e isso complicou minha análise inicial porque eu estava aplicando um modelo teórico construído majoritariamente a partir de dados paulistas e cariocas.
A principal limitação dessa abordagem é que ela depende de consciência crítica do interlocutor. Se você fala sobre eufemismos raciais com alguém que não tem familiaridade com a obra de Schwarcz ou com debates antirracistas, o diálogo pode travar rapidamente. Na prática, gastei cerca de três horas tentando explicar o conceito de "democracia racial como mito" para um grupo de estudantes de administração, e só consegui avançar após trazer dados concretos de rendimento médio por raça/cor do PNAD Contínuo. Sem números, a teoria soa como opinião. Outro ponto que poucas pessoas consideram: o eufemismo também é usado pela esquerda. Já vi casos de organizações progressistas que evitam o termo "racismo estrutural" por medo de soar "radicais", substituindo por "desigualdade social" ou "desvantagem histórica". Schwarcz seria enfática em dizer que isso é um eufemismo perigoso, porque dilui a especificidade da discriminação racial. O conselho prático aqui é simples: seja direto. Use "racismo" quando se tratar de racismo. "Desigualdade" é um termo válido, mas não substitui a análise racial quando o contexto exige.
Se você quer se aprofundar, os textos fundamentais são "As cores do além: racismo e mestiçagem no Brasil contemporâneo" e o artigo "O mito da democracia racial brasileira", disponível em revistas acadêmicas como a Cadernos de Campo da Unicamp. Também recomendo a entrevista dela no programa "Rodinha", da TV Brasil, onde o tema é abordado de forma mais acessível.