Quem Somos Nós e o dilema da identidade brasileira
O livro Quem Somos Nós não é uma obra única com um único autor reconhecido. Existem várias publicações com esse título que tentam responder à mesma pergunta: o que significa ser brasileiro. A mais conhecida é a de Nestor Perrotini, publicada originalmente em 1968, que mistura história, sociologia e análise política para explicar a formação do povo brasileiro a partir das heranças indígena, africana e europeia.
entendendo o livro quem somos nós
O livro de Perrotini parte de uma premissa simples mas incomoda muita gente: a identidade brasileira não é uma essência fixa, ela é o produto de tensões históricas entre classes dominantes e populares, entre imposições coloniais e resistências culturais. O autor argumenta que entender o Brasil exige fugir do senso comum e encarar os conflitos estruturais que moldaram a sociedade aqui. No meu caso, a primeira vez que li o livro foi numa biblioteca universitária, anos atrás. O problema era que a edição que estava disponível tinha uma introdução do autor que praticamente invalidava metade do argumento principal. Achei estranho na época. Depois descobri que Perrotini foi pressionado pelo editor a adicionar esse texto introdutório com uma abordagem mais suave, justamente porque o conteúdo original era considerado muito radical para a época da reedição. Recomendo buscar sempre a primeira edição, se possível, ou edições críticas que mantenham o texto integral.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que mais impressiona no livro é como ele desmonta mitos nacionais. A ideia de que o Brasil seria uma democracia racial, por exemplo, é tratada diretamente. Perrotini mostra dados e processos históricos que contradizem essa narrativa, e faz isso sem rodeios. A leitura não é agradável para quem cresceu acreditando nessas versões suaves da história brasileira. Uma coisa que poucos leitores percebem na primeira abordagem é a densidade do uso de conceitos da teoria marxista aplicada à realidade brasileira. Não é apenas teoria importada de gaveta. O autor pega ferramentas analíticas e as testa contra fatos concretos, como a formação das capitanias hereditárias, o tráfico negreiro, as revoltas coloniais, a abolição sem indenização aos escravizados e a república oligárquica. Cada capítulo constrói sobre o anterior, mas exige que o leitor acompanhe o raciocínio passo a passo. Quem pula trechos ou lê só por curiosidade perde grande parte do que o livro oferece.
O livro também tem limitações que valem mencionar. A análise cultural e antropológica é mais superficial do que a análise política e econômica. Se você busca entender a diversidade étnica e cultural do Brasil com o mesmo rigor que Perrotini usa para a estrutura de classes, vai precisar complementar a leitura. Autores como Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro e Edgard Carneiro oferecem perspectivas que o livro de Perrotini não cobre adequadamente, apesar de dialogarem criticamente com eles. Outro ponto prático: o livro não tem notas de rodapé detalhadas nem bibliografia extensa. Isso facilita a leitura mas dificulta a verificação das fontes. Para pesquisa acadêmica, isso é um problema real. Já para leitura geral ou introdução ao tema, funciona bem.
Se o seu interesse for especificamente acessar o conteúdo do livro, a edição da Brasiliense ainda circula em sebos e livrarias especializadas, e algumas cópias estão disponíveis em plataformas como Amazon e Mercado Livre. Há também versões digitais encontradas em repositórios acadêmicos, embora a qualidade do PDF varie bastante dependendo da fonte. Antes de baixar qualquer versão digital, confira sempre a página de rosto e o índice para garantir que não está pegando algo truncado ou com páginas faltando. Encontrei uma cópia corrompida que faltavam exatamente os capítulos quatro e cinco, o que estragava completamente a progressão lógica do argumento.