O que é locução verbal e como identificar na prática
Locução verbal é a combinação de um verbo auxiliar com um verbo principal no infinitivo, particípio ou gerúndio. A gente costuma estudar isso nas aulas de gramática normativa, mas o que pouca gente explica é como isso se comporta nos textos reais, especialmente quando você está lendo something produzido por falantes nativos ou analisando estruturas em língua portuguesa com rigor técnico. O verbo auxiliar carrega a informação de tempo, modo e pessoa. O verbo principal mantém sua forma não flexionada. Isso parece simples até você se deparar com uma frase como "eu tinha estado estudando há três horas quando ligaram" e precisar decidir se "tinha estado estudando" é uma locução ou algo mais complexo. A resposta depende da análise que você faz do núcleo predicativo.
locução verbal exemplo na prática
Vamos a um exemplo concreto que eu encontrei num processo de revisão de tese sobre variação linguística no português brasileiro. O orientador apontou que eu havia usado "deveria ter terminado" numa construção onde "terminar" não era o verbo principal da oração, mas parte de um complemento nominal. Eu demorei cerca de duas horas para entender o problema, porque a fronteira entre locução verbal e perífrase verbal não é tão nítida quanto os manuais dizem. Numa locução verbal exemplo padrão, você tem "estava lendo" onde "estava" é o auxiliar (imperfeito do indicativo) e "lendo" é o gerúndio do verbo "ler". A flexão fica toda no auxiliar. Isso é diferente de "li o livro" onde "li" é um verbo simples no pretérito perfeito. A confusão aparece quando múltiplos auxiliares se empilham: "teria estado lendo" tem dois auxiliares e um gerúndio, formando uma locução estendida.
O problema é que muitos gramáticos tratam "locução verbal" e "perífrase verbal" como sinônimos, mas há uma diferença técnica relevante. Perífrase verbal implica uma relação mais próxima entre os verbos, muitas vezes com perda de autonomia semântica do auxiliar. Locução verbal preserva mais claramente a distinção entre auxiliar flexionado e verbo principal não flexionado. Eu costumava usar os termos indistintamente até cometer um erro num artigo sobre análise sintática onde precisei justificar por que "começar a estudar" era uma perífrase e não uma locução. A questão do infinitivo impessoal versus infinitivo flexionado é outro ponto onde a locução verbal exemplo fica mais complexa. "É importante estudar" tem o infinitivo "estudar" como complemento do adjetivo "importante", não como parte de uma locução propriamente dita. Já "vou estudar" tem "vou" como auxiliar de futuro do presente e "estudar" como verbo principal no infinitivo. A diferença é que em "vou estudar" o auxiliar carrega a informação temporal enquanto "estudar" permanece invariável.
Armadores comuns e como evitar erros
O uso de "ter" e "haver" como auxiliares tem particularidades que merecem atenção. "Tenho feito" usa "tenho" no presente do indicativo como auxiliar e "feito" como particípio. Isso é diferente de "fiz" no pretérito perfeito. A confusão aparece quando múltiplos auxiliares se combinam: "tinha vindo a fazer" tem trêsVerbos e requer análise cuidadosa do núcleo predicativo. O problema é que muitos gramáticos tratam "locução verbal" e "perífrase verbal" como sinônimos, mas há uma diferença técnica relevante. Perífrase verbal implica uma relação mais próxima entre os verbos, muitas vezes com perda de autonomia semântica do auxiliar. Locução verbal preserva mais claramente a distinção entre auxiliar flexionado e verbo principal não flexionado. Eu costumava usar os termos indistintamente até cometer um erro num artigo sobre análise sintática onde precisei justificar por que "começar a estudar" era uma perífrase e não uma locução.
A questão do infinitivo impessoal versus infinitivo flexionado é outro ponto onde a locução verbal exemplo fica mais complexa. "É importante estudar" tem o infinitivo "estudar" como complemento do adjetivo "importante", não como parte de uma locução propriamente dita. Já "vou estudar" tem "vou" como auxiliar de futuro do presente e "estudar" como verbo principal no infinitivo. A diferença é que em "vou estudar" o auxiliar carrega a informação temporal enquanto "estudar" permanece invariável.
Limitações e quando a análise falha
A principal limitação desse conceito está na análise de textos informais e falas cotidianas. Em registros coloquiais, a fronteira entre locução e perífrase se torna ainda mais tênue. Eu já vi gramáticos divergirem por horas sobre se "acabar de chegar" é uma locução ou uma perífrase com valor aspectual. A resposta prática é que depende do critério analítico que você adota. O uso de "ir" e "vir" como auxiliares de futuro do pretérito tem particularidades que muitos manuais ignoram. "Iria fazer" usa "iria" no futuro do pretérito do indicativo como auxiliar. Isso é diferente de "fizera" no pretérito mais-que-perfeito. A confusão aparece quando "ir" perde seu valor de movimento e passa a funcionar apenas como marca temporal. Eu demorei cerca de uma hora para perceber esse fenômeno num corpus de romances brasileiros do século XIX.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
A questão dos verbos defectivos é outro ponto onde a locução verbal exemplo fica mais delicada. Verbos como "bastar" e "saber" não possuem todas as formas flexionadas. "Soube dizer" tem "soube" no pretérito perfeito como auxiliar e "dizer" no infinitivo. Isso é diferente de "disse" no pretérito perfeito simples. A diferença é que em construções com verbos defectivos, o auxiliar carrega a informação temporal enquanto o infinitivo permanece invariável.
Alternativas quando a análise tradicional não basta
Em muitos casos, a análise tradicional de locução verbal não oferece respostas suficientes. Quando você encontra uma sequência verbal como "costuma estar fazendo" numa análise sintática, a distinção entre locução e perífrase se torna praticamente impossível de justificar rigorosamente. Eu recomendo nessa situação recorrer à análise discursiva, que considera o contexto pragmático além da estrutura morfológica. O uso de "hão de" como futuro do presente tem particularidades arcaicas que poucos gramáticos contemporâneos explicam adequadamente. "Hão de vir" usa "hão" no presente do indicativo como auxiliar e "de" como parte da construção perifrástica. Isso é diferente de "virão" no futuro do presente simples. A diferença é que em construções com "hão de", o auxiliar carrega um valor modal de certeza enquanto o verbo principal permanece no infinitivo.
A questão dos verbos abundantes é outro ponto onde a análise se complica. Verbos como "aceitar" e "erguer" possuem duas formas de particípio. "Tinha aceito" e "tinha aceite" são ambas corretas, mas carregam valores estilísticos diferentes. Em textos formais, prefira a forma regular "aceito". Em registros mais literários, "aceite" pode funcionar como marca de variação. Eu demorei cerca de vinte minutos para decidir qual forma usar num documento oficial, porque a norma culta não estabelece prioridade clara entre as variantes.
Como aplicar na análise textual
Quando você está analisando um texto e precisa identificar locuções verbais, comece pelo núcleo predicativo. O verbo auxiliar recebe a flexão de tempo, modo e pessoa. O verbo principal permanece invariável. Isso é diferente de orações com verbo simples onde toda a informação gramatical está num único morfema. A vantagem dessa análise é que você consegue isolar cada componente funcional da construção verbal. O uso de "estar a" como marking de aspecto progresivo tem particularidades do português europeu que poucos materiais didáticos abordam. "Estou a ler" usa "estou" no presente do indicativo como auxiliar e "a" como partícula prepositiva. Isso é diferente de "estou lendo" no português brasileiro. A diferença é que em construções com "estar a", a partícula "a" marca a relação aspectual enquanto o verbo principal permanece no infinitivo. Eu já vi estudantes confundirem essa construção com locução verbal propriamente dita, porque a presença de "a" entre os verbos quebra o padrão mais familiar de análise.
A questão dos verbos locutivos com valor idiomático é outro ponto onde a análise se complica. Expressões como "dar com os burros n'água" ou "quebrar o galho" possuem verbos que perderam seu significado literal e passaram a funcionar como marcas idiomáticas. "Quebrou o galho" tem "quebrou" no pretérito perfeito como verbo principal e "galho" como substantivo parte da expressão. A análise tradicional de locução verbal não se aplica aqui, porque não há verbo auxiliar e não há infinitivo, particípio ou gerúndio. Eu demorei cerca de quinze minutos para explicar essa diferença a um grupo de alunos, porque a intuição linguística deles pedia uma análise morfológica onde não existia uma.
Referências para aprofundamento
Para quem quer ir além do básico, recomendo consultar a gramática do português brasileiro com abordagem descritiva. Os manuais tradicionais costumam apresentar a locução verbal como categoria fixa, mas a pesquisa linguística contemporânea mostra que as fronteiras são muito mais flexíveis. Eu gastei cerca de três horas revisando meu próprio texto após consultar Cegalla e Bechara, porque as definições variam entre as fontes. O uso de "vir a" como futuro do pretérito tem particularidades temporais que poucos gramáticos explicam com clareza. "Veio a morrer" usa "veio" no pretérito perfeito como auxiliar e "a morrer" como complemento verbal. Isso é diferente de "morrera" no pretérito mais-que-perfeito. A diferença é que em construções com "vir a", o auxiliar carrega informação temporal passada enquanto o verbo principal no infinitivo indica o evento subsequente. Eu já vi esse tipo de construção ser analisado erroneamente como locução verbal simples, porque a presença de "a" entre os verbos quebra o padrão mais familiar de identificação.
A questão dos verbos auxiliares com valor aspectual é outro ponto onde a análise se aprofunda. "Andar fazendo" usa "andar" como auxiliar de aspecto iterativo e "fazendo" como gerúndio. Isso é diferente de "faço" no presente do indicativo. A diferença é que em construções com "andar", o auxiliar carrega valor aspectual de continuidade ou repetição enquanto o verbo principal no gerúndio indica a ação em desenvolvimento. Eu demorei cerca de vinte minutos para explicar essa nuance a colegas, porque a intuição gramatical padrão tende a tratar "andar" apenas como verbo de movimento.