O que realmente aconteceu entre 1945 e 1960
A terceira fase do modernismo brasileiro começa após a queda de Vargas e o fim do Estado Novo, num momento em que o país estava tentando se reabrir para o mundo. A Semana de 22 tinha sido o estalo inicial, mas as duas décadas seguintes foram de organização, polêmica interna e uma espécie de exaustão criativa que forçou os artistas a repensarem tudo de novo. O que muita gente não entende é que essa fase não teve um único manifesto ou evento fundador. Ela nasceu de discussões em salões, revistas e grupos informais, principalmente em São Paulo e no Rio. A gente costuma chamar de modernismo 3 fase, mas o termo em si é uma construção posterior dos historiadores. Na época, quem estava dentro do movimento mal sabia como categorizar o que estava fazendo.
Modernismo 3 fase: as correntes que definiram o período
A poesia concreta surgiu em 1953, com os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Ferreira Gullar publicando o Manifiesto Branco. A proposta era radical: o poema como objeto, não como expressão de sentimentos. A palavra deixava de ser veículo de emoção subjetiva e passava a funcionar como material construtivo, com valor visual e sonoro próprios. Não era dadaísmo de novo, era algo diferente, mesmo que algumas formas parecessem similares. Já o neoconecretismo apareceu em 1959, quando o próprio Gullar e outros artistas perceberam que a vertente concreta havia se rigidificado demais. Eles assinaram o Manifesto Neoconcreto, argumentando que a obra de arte não poderia ser reduzida a uma equação puramente racional. A diferença entre concretismo e neoconecretismo é fina e muita gente confunde. O concretismo mantinha a geometria fria, a impessoalidade. O neoconecretismo recuperava a dimensão expressiva sem voltar ao romantismo dos anos 30. Era um meio-termo que gerou muita briga interna.
No cinema, o Cinema Novo começou no início dos anos 60 com Glauber Costa, Joaquim Pedro de Andrade e outros. A ideia era fazer um cinema rude, com recursos limitados, que dialogasse diretamente com a realidade brasileira. O famoso lema "uma experiência inesquecível ou nunca mais" vinha dessa vontade de chocar e romper com o cinema comercial da época. A música também entrou de cabeça nessa fase. O Tropicalismo surgiu no final dos anos 60, mas suas raízes estão nesse período de renovação estética. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto e outros bebiam tanto da tradição brasileira quanto da vanguarda internacional sem vergonha. A apropriação de elementos populares e eruditos numa mesma mistura era o que mais irritava os puristas de esquerda e de direita ao mesmo tempo.
O contexto político que moldou tudo
É impossível separar a produção artística desse período do cenário político. O governo de Kubitschek (1956-1961) trouxe um otimismo modernizador que se refletiu na arquitetura, no design e nas artes visuais. Brasília sendo construída era o símbolo máximo disso. Mas esse otimismo durou pouco. O golpe de 1964 transformou completamente o campo cultural. Muitos artistas que antes celebravam o projeto nacionalista tiveram que se exilar ou se recalibrar. O que eu vejo repetidamente em trabalhos acadêmicos mal feitos é a tentativa de linearizar esse período como se tivesse uma narrativa clara de progresso. Não tem. Houve idas e vindas, rupturas, retrocessos, retomadas. Os concretistas que saíram do movimento para fundar o neoconecretismo não abandonaram as ideias de antes por conveniência política. Eles tinham uma divergência estética real, fundamentada.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que ninguém ensina sobre essa fase
A primeira coisa que passa despercebida é a forte presença feminina que muitos manuais negligenciam. Lygia Clark, Hélio Oiticica, Clotilde Tamagnini, Rosenthal Nunes, Miriam Mirhabib. As mulheres estiveram presentes em todos os grupos, mas frequentemente receberam menos crédito nas narrativas consolidadas. Isso vem sendo corrigido com o tempo, mas ainda há uma distorção significativa nos materiais didáticos. A segunda coisa é a tensão permanente entre o que era "brasilidade" e o que era "internacionalismo". Alguns defendiam uma arte estritamente brasileira, outros defendiam uma inserção nas correntes mundiais. Essa tensão nunca se resolveu de verdade e continuou ecoando por décadas. É um erro crasso achar que houve um consenso durante esse período.
Uma questão prática que gera confusão constante é a relação entre a geração de 45 e os jovens que surgiram nos anos 60. Não houve uma substituição limpa. Muitos dos mesmos nomes atravessaram as décadas, adaptando-se. Fernando Henrique Cardoso estudou sociologia na USP nesse período, Carlos Lemos era crítico de arte ativo, Alfred Hildebrandt seguia produ zindo. Os limites entre gerações são mais porosos do que os livros querem demonstrar.
Como estudar essa fase sem se perder
O principal problema que encontro quando oriento alunos é a tendência de tratar o modernismo brasileiro como um fenômeno predominantemente literário. A verdade é que a produção visual e musical desse período foi tão densa quanto, senão mais, do que a literária. Recomendo sempre acompanhar as exposições da Bienal de São Paulo dos anos 50 e 60 como contraponto obrigatório aos textos teóricos. As fontes primárias são essenciais. Os manifestos, as cartas entre os irmãos Campos, os diários de Lygia Clark, as entrevistas com Glauber. O que esses documentos revelam é um grupo de pessoas enfrentando dilemas reais, não figuras mitológicas construindo um movimento de forma planejada. A incerteza estava presente em todos os momentos.
Um detalhe prático que pouca gente menciona: muitos dos materiais desse período estão espalhados por arquivos em instituições diferentes. O acervo da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa guarda documentos importantes, a Bienal de São Paulo tem seu arquivo próprio, a Biblioteca Nacional no Rio também. Se você está fazendo pesquisa séria, precisa planejar visitas a pelo menos duas dessas fontes. O que está disponível online é fragmentado e nem sempre atualizado corretamente. A historiografia recente tem trazido contribuições interessantes, especialmente no que diz respeito às conexões com movimentos na América Latina e na África. A ideia de que o modernismo brasileiro foi um fenômeno isolado está cada vez mais insustentável. Há trocas documentadas com artistas argentinos, chilenos, mexicanos que enriquecem muito a compreensão do período. Ignorar essas conexões é empobrecer a análise.