Palavras Para Começar Um Texto Dissertativo - Trocando Ideias: Texto dissertativo-argumentativo - Como começar o texto?
Trocando Ideias: Texto dissertativo-argumentativo - Como começar o texto?

A verdade sobre conjunções e conectivos que ninguém conta

A grande maioria dos estudantes que chegam para escrever uma redação dissertativa-argumentativa carrega consigo uma lista decoreba de conectivos. Eles sabem que "porém" existe, que "além disso" também existe, mas na hora de efetivamente construir o texto acabam empilhando os mesmos cinco termos sem conseguir articular um raciocínio que se sustente. A diferença entre um texto que consegue fluir e um que soa como uma colcha de retalhos muitas vezes não é vocabulário. É entender qual função cada palavra cumpre dentro da estrutura argumentativa. Quando você decide montar uma base de palavras para começar um texto dissertativo, o primeiro passo que deveria dar não é listar palavras bonitas. É mapear as funções lógicas que seu argumento precisa cumprir. Você vai precisar introduzir o tema, apresentar argumentos, contrapor ideias, aprofundar exemplos e concluir. Cada uma dessas etapas tem conectivos que funcionam. Outros simplesmente atrapalham.

palavras para começar um texto dissertativo: a função real de cada uma

Vamos ser diretos. As chamadas "palavras iniciadoras" são, na prática, conectivos que orientam o leitor sobre onde ele está no raciocínio. Elas não embelezam o texto. Elas sinalizam estrutura. Um estudante que usa "diante do exposto" no segundo parágrafo soa deslocado porque aquele conectivo pertence ao fechamento, não ao meio. A confusão mais comum é tratar todas as palavras de transição como intercambiáveis. Não são. Para introduzir o tema, os conectivos mais confiáveis são aqueles que estabelecem contexto ou recorte temporal. Expressões como "Ao longo das últimas décadas", "No cenário contemporâneo" ou "Em meio às discussões sobre..." colocam o leitor numa posição antes de você soltar a tese. Eles funcionam porque não tentam convencer. Eles apenas delimitam o terreno. O erro grave aqui é usar conectivos de conclusão ou oposição no início. "Porém" e "contudo" abrem uma tensão que o parágrafo ainda não construiu. O leitor vai sentir que falta algo antes deles.

Na construção dos argumentos, a classe de conectivos que mais aparece e mais é mal empregada é a de adição e progressão. "Além disso", "ademais", "outrossim" parecem sofisticados mas carregam um peso que poucos estudantes conseguem justificar. O problema prático é que "além disso" pressupõe que o argumento anterior já foi sólido. Se o parágrafo anterior é fraco, amarrá-lo com "além disso" só evidencia a fragilidade. Minha recomendação realista é usar conectivos de especificação ou exemplificação nesses momentos: "Nesse sentido", "Sob essa ótica", "Como ilustra". Eles mantêm a progressão sem fingir solidez que não existe. Para a parte de oposição e contra-argumentação, que é onde a redação ganha corpo, os conectivos são mais restritos e mais perigosos. "Entretanto", "todavia", "não obstante", "mesmo assim" — todos exigem que você tenha apresentado um argumento robusto antes. Um contra-argumento mal ancorado com "porém" vira um mero chute. O que observei na prática é que a oposição funciona muito melhor quando antecede a concessão. Estruturas como "É possível argumentar que X; contudo, tal visão ignora Y" carregam muito mais força argumentativa do que simplesmente jogar "porém" no início de um parágrafo sem preparo prévio.

o caso que me fez repensar toda minha abordagem

Há alguns anos, corrigindo redações de vestibular, me deparei com um candidato que fez algo diferente. Ele usava conectivos temporais e causais no lugar dos tradicionais aditivos. Em vez de empilhar "além disso" e "também", ele estruturava os argumentos como uma linha causal: "Se considerarmos que X, então Y se faz inevitável; consequentemente, a solução passa por Z." O texto era coeso de uma forma que eu raramentevia. A correção foi alta porque o encadeamento era logicamente impecável, mesmo com vocabulário simples. A lição prática que tirei disso foi que conectivos de causalidade ("visto que", "pois", "na medida em que", "una vez que") são subutilizados massivamente. Eles criam uma sensação de encadeamento que aditivos simples não entregam. O problema é que causalidade exige que a relação entre causa e efeito seja real, não forçada. Se você tentar enfiar "visto que" em uma relação que é mais correlação do que causalidade, o examinador percebe. O workaround que desenvolvi para meus alunos foi simples: antes de usar qualquer conectivo causal, perguntar se a relação Agente-Ação-Causa se sustenta sob escrutínio rápido. Se não sustenta, trocar por um conectivo de exemplificação ou especificação.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

o que funciona na prática versus o que a internet promete

Lists de "50 palavras para usar na redação" que circulam na internet são, em sua maior parte, úteis como referência mas perigosas como guia. O risco real é o estudante memorizar a palavra sem internalizar a função lógica. Você pode decorar duzentos conectivos e ainda assim produzir um texto desconexo se não souber qual conectivo corresponde a qual movimentação argumentativa. O mapeamento funcional que realmente funciona leva cerca de quinze minutos para ser construído e reduz drasticamente o tempo de revisão textual. A estrutura básica é uma tabela com quatro colunas: função lógica, conectivos adequados, conectivos a evitar e um exemplo de uso correto. Quando você tem isso materializado, consultar durante a escrita leva segundos. Sem esse recurso, você gasta minutos inteiros repassando o texto buscando sinônimos que não encaixam.

Outro ponto que pouca gente menciona é o excesso de conectivos no mesmo parágrafo. Dois ou três conectivos bem colocados bastam. Parágrafos com quatro ou cinco conectivos em sequência soam mecânicos e, na verdade, dificultam a leitura porque criam camadas desnecessárias de subordinação. A regra prática é: um conectivo por frase, no máximo dois quando a complexidade sintática exigir. Mais do que isso é excesso de andaime.

limitações que todo mundo ignora

Conectivos não resolvem argumentos fracos. Isso precisa estar claro. Se a tese não tem lastro factual ou a coerência interna do texto é falha, o melhor conectivo do mundo não vai disfarçar. Já vi redações com conectivos impecáveis e conteúdo oco sendo reprovadas. O oposto também ocorre: textos com conectivos precários mas com argumentos sólidos às vezes conseguem pontuação razoável porque a força argumentativa compensa a superficialidade linguística. A outra limitação importante é o contexto de avaliação. Em provas como o ENEM, o uso mecânico e repetitivo de conectivos pode resultar em perda de nota na competência de estruturação textual. O examinador distingue conectivo usado com função argumentativa de conectivo usado como enfeite. A diferença está na relação entre o conectivo e o conteúdo que ele liga. Se o conteúdo não se relaciona logicamente, o conectivo é detectado como artificioso.

Para quem precisa de uma alternativa quando os conectivos tradicionais não estão fluindo, a estratégia de usar períodos mais curtos intercalados com períodos mais longos funciona melhor do que qualquer lista de vocabulário. A variação rítmica cria coesão por si só, sem depender de marcadores explícitos. Não substitui completamente o uso de conectivos, mas reduz a pressão sobre eles e evita o efeito de "lista de compras" que tanto prejudica a leitura. O que resta é a prática deliberada. Montar a tabela de funções, escrever textos usando exclusivamente conectivos mapeados, revisar focando na função lógica de cada um e repetir. Não existe atalho que substitua esse ciclo, mas o tempo gasto é proporcional: vinte minutos de revisão criteriosa valem mais do que duas horas de reescrita genérica.