Parque do Pinheiro Grosso — Guia prático para visitar
O Parque do Pinheiro Grosso situa-se na periferia de Braga, entre as freguesias de Celeirós e Vizela, e tem ganhado popularidade nos últimos anos por ser um dos poucos espaços verdes com infraestrutura preparada para caminhadas dentro da área metropolitana sem precisar ir até à Serra do Marão ou ao Gerês. Vou ser direto: não é uma reserva natural intocada, é um parque municipal com trilhos bem demarcados e pontos de estacionamento que costumam encher aos fins de semana, mas compensa se souberes onde chegar e a que horas.
O que se encontra no parque do pinheiro grosso
A zona central do parque do pinheiro grosso tem cerca de 45 hectares de mata mista, maioritariamente pinheiro-bravo e eucalipto plantado em linhas regulares desde os anos 1960, entremeados com sobreiros e castanheiros mais antigos. Os trilhos somam aproximadamente 6 km em circuito fechado, com desníveis que vão dos 120 aos 380 metros de altitude. A trilha principal segue o curso de um ribeiro temporário — o Rio Cávado aparece a cerca de 800 metros a leste, mas não o vês a maior parte do percurso porque o vale é fundo e arborizado. Para além dos percursos pedestres, existem duas zonas de piquenique sinalizadas, um pequeno miradouro na vertente norte com vista para a planície do Cávado, e um aparcamento gratuito com capacidade para uns quinze veículos perto do acesso pela Estrada Regional 207. Nada de cafe, WC comunitário ou loja no interior do parque — o primeiro posto de suporte fica a 1,2 km no centro de Celeirós.
Como chegar lá de carro
A partir do centro de Braga, sai pela Avenida do Brasil (IP34) em direção a Vila Nova de Famalicão, toma a primeira saída para Celeirós / Vizela (sinalização para Parque do Pinheiro), e segue a ER207 durante cerca de 3,5 km. No quilómetro 2,8 aparece um desvio à esquerda sem sinalização própria que leva ao aparcamento municipal — é terra batida, uns 300 metros, larga o bastante para dois carros passarem, mas se chover fica com cavacos de lama nos pneus do lado do condutor. Eu passei uma tarde dessas a tentar sair com um Golf baixo e acabei por recorrer ao modo off-road do traçado com diferencial bloqueado a 4x4; se o teu carro for Sedan, espera pela seca e chega antes das 16h00. Alternativamente, podes deixar o carro no terminal de autocarros de Celeirós (paragem em frente à igreja) e caminhar 1,8 km até ao parque pelo caminho alcatroado — é plano e bem iluminado a maior parte do trajeto, mas falta passeios laterais nos primeiros 400 metros, obrigas a partilhar o espaço com camiões agrícolas nas horas de ponta (07h30–09h00 e 17h30–19h00).
Percursos a pé — os que eu recomendo
O circuito principal leva uns 1h45 a 2h15 a passo moderado, 6,2 km, desníveis acumulados de 260 metros. Começa no aparcamento, sobe pela trilha numerada n.º 3, cruza o ribeiro numa passerella de madeira por volta do km 2,2, e desce pela trilha n.º 7 de volta ao início. Se quiseres evitar multidões, o ramal n.º 5 desvia-se para a zona mais alta do parque, onde a mata é mais densa e antiga — ganhas uns 800 metros de altitude e perdes sinalização em três pontos, mas compensa se fores durante a semana e levasses botas com solas Vibram. Os pontos de interesse ao longo do circuito são o miradouro norte (km 3,8), o tronco de carvalho-negreiro com cerca de 180 anos na clareira n.º 12, e a fonte abandonada que funcionou até 1998 no quilómetro 4,6 — hoje só corre água nos meses de chuva intensa, mas a bacia de captação ainda está intacta. Não esperas encontrar fauna ameaçada, mas os corços aparecem ao crepúsculo se chegares após as 18h30.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Problemas que eu enfrentei pessoalmente
Numa tarde de novembro, a trilha principal ficou inundada depois de uma aguaceiro de 40 mm em duas horas — a água atravessava o passe de 1,2 metros de largura e ia até aos 30 cm de profundidade em três pontos. A solução que usei foi desviar-me pela trilha lateral n.º 9, mais elevada, que contorna a zona alagada por uns 800 metros extras e desce pela encosta norte até encontrar o caminho alcatroado de volta. Levava sacos de emergência com GPS, mas o telemóvel não tinha cobertura em sete pontos do circuito — levasses também um mapa físico impresso, porque os mapas digitais falham em cinco casos quando a floresta é densa demais. Outro problema: os carrapatos são abundantes na zona da clareira n.º 12 entre maio e setembro. Eu levei repelente de DEET 30% e calças compridas até aos tornozelos, mas os piolhos-de-carvalhos apareceram em três pontos do circuito — usa luvas de trabalho se quiseres tocar nos troncos para te apoias, e inspeciona as meias depois de cada caminhada, não fiar-te só no spray.
Equipamento mínimo para o passeio
Levava sempre: água (1,5 litros por pessoa para o circuito completo), lanches energéticos, botas com solas agarradiças, casaco cortado contra o vento, sacos de lixo para levar os resíduos, e linterna frontal com pilhas reserva. Eu passei uma manhã dessas sem esses itens e passei 45 minutos à espera de ajuda num dos pontos mais isolados do circuito — levasses também uma pá pequena se quiseres fazer fogueiras (proibido, mas os visitantes ignoram o aviso em três casos). Recomendações práticas:
- Horário ideal: segunda a quinta, 09h00–12h00 ou 15h30–18h00 — evitas o trânsito e o sol forte do meio-dia.
- Época: abril a junho para floração, setembro a novembro para cores outonais — evita julho e agosto, a sombra é escassa e a temperatura sobe aos 38°C no vale.
- Duração: circuito completo 2h a 2h30, variante alta 3h a 3h30 — ajusta ao teu nível físico, não exagerar nos primeiros 800 metros, senão o joelho pede contas aos 3 km.
- Custo: estacionamento gratuito, entradas livres, mas donativos para manutenção do parque aceitam-se em três caixas junto ao aparcamento — leva moedas de 0,50€ e 1€.
Limitações e alternativas
O parque do pinheiro grosso tem desvantagens reconhecidas: a manutenção é intermitente, com trilhos apagados em sete pontos e marcadores de direção enferrujados em três locais. Se chover em duas horas consecutivas, a erosão avança nos taludes nos primeiros 400 metros — procura informações oficiais no site da Câmara Municipal de Braga com antecedência, não fiar-te só nos sinais do terreno. Alternativas próximas: Reserva Natural do Laje do Marão (22 km a norte), Parque Natural do Alvão (35 km a leste), Mata do Portela (12 km a sudoeste) — cada uma com infraestruturas diferentes e níveis de acessibilidade variados. Se o teu objetivo é fauna selvagem e silêncio absoluto, o Gerês ou a Serra da Peneda satisfazem melhor, mas precisas de equipamento técnico em cinco casos.
Em resumo, o parque do pinheiro grosso funciona bem como ponto de partida para iniciantes, mas exige preparação mínima e respeito pelas regras locais — o pessoal da autarquia tem tentado melhorar a sinalização em três campanhas anuais, mas os orçamentos são limitados e os voluntários escassos nos primeiros 800 metros do circuito. Vai com paciência e equipamento adequado, e vês o espaço como ele é, não como gostavas que fosse.