O que são os povos afro brasileiros e como estudá-los na prática
A história dos povos afro brasileiros não começa com a chegada dos navios negreiros em 1500 e nem termina com a abolição em 1888. Ela é um emaranhado de linhagens, nações, línguas e tradições que sobreviveram ao tráfico transatlântico — que levou cerca de 4,9 milhões de pessoas escravizadas da África para o Brasil — e se reorganize até hoje.
Povos afro brasileiros: principais nações e origens
Os africanos trazidos para o Brasil vinham de dezenas de grupos étnicos diferentes. Os mais relevantes para a formação cultural e religiosa do país se agrupam em o que os estudiosos chamam de "nações". Não são nações no sentido político, mas filiações culturais e religiosas. A nação Nagô (ou Yorubá) é talvez a mais conhecida, com forte presença na Bahia. Os Yorubá vieram majoritariamente da região que hoje é a Nigéria e o Benin. trouxeram divindades como Xangô, Oxum, Ogum e Iemanjá, que deram origem ao Candomblé Jeje-Nagô. A estrutura ritual, a língua litúrgica (orixá), a organização das casas de Candomblé — os terreiros — têm raízes diretas nessa origem.
A nação Ketu é um subgrupo nagô específico, associado à cidade de Ketu (atual Benin). Muitas das casas mais antigas de Candomblé na Bahia são ketu. Se você visitar o Salão Negro do Pelourinho ou o Museu do Candomblé, vai ver que a estética ritual ketu tem padrão próprio de axés, roupas, contagens e saudações. A nação Jeje vem principalmente do grupo Fon, do atual Benin. A difusão jeje foi forte no Recife e em Salvador. O Jeje mantém práticas distintas: o culto a loguns, a presença de Voduns com características diferentes dos orixás nagôs, e uma estrutura ritual que mistura elementos dahomeanos com adaptações locais. O Candomblé Jeje é menos conhecido do público geral, mas tem casas históricas ativas.
A nação Congo e a nação Angola (Bantu) têm influência massiva, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os bantos vieram de uma área ampla que vai de Angola a república democrática do congo. A umbanda, o tambor de mina (no Maranhão, onde há ainda forte presença de nações Macondo e Gêge), e muitas festas populares como o maracatu e o congado têm raízes bantu. Existem outras nações menores mas importantes: Hausa (muçulmanos africanos, presentes em registros do século XIX no Rio e na Bahia), Tapas (Angola interior), Malandos, Calungas. A classificação varia conforme a fonte. A literatura acadêmica mais usada é a de Martha de Azevedo, que mapeou as principais linhas de Candomblé baiano nos anos 1960.
Como estudar povos afro brasileiros de forma séria
Se você quer entrar nesse tema com rigor, comece pelos arquivos. Muitos dos dados mais confiáveis estão em documentos coloniais: livros de batismo, testamentos, inventários pós-morte, registros de irmandades, autos de devassa. A Fundação Gregório de Matos, o Arquivo Público da Bahia, o Arquivo Nacional no Rio e o Arquivo Mineiro têm acervos digitalizados parcialmente. O problema prático é que a maior parte desses documentos está em português setecentista e oitocentista, com grafia variável. Uma busca por "Luís preconizado" pode ser a mesma pessoa registrada como "Luis preconizado", "Luis preconysado" ou "Luiz Preconizado". A variação ortográfica é real e consome tempo.
Uma solução funcional é usar ferramentas de busca fuzzy com Wildcard. No Acervo da Fundação de Cultura Cidade Salvador, por exemplo, a busca por "luíz*" captura Luíz, Luiz, Luis, Louiz. Combine com filtros de data e local. O ganho de tempo é significativo em comparação com a leitura manual de microsfilms.
Pitfalls e erros comuns
Um erro frequente é tratar "povo afro brasileiro" como se fosse um bloco homogêneo. Não é. Um descendente de angola em minas gerais tem trajetória cultural distinta de um descendente de yorubá em salvador. As diferenças se refletem na culinária, na música, na religiosidade, na organização familiar e até na genética. Outro erro é confundir Candomblé com Umbanda. São religiões com origens diferentes. O Candomblé tem raízes mais diretamente ligadas às tradições africanas organizadas em nações. A Umbanda surgiu no início do século XX, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com influências africanas, espiritismo kardecista e catolicismo popular. Ambas são legítimas e importantes, mas não são a mesma coisa.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Um terceiro erro comum é usar a expressão "religião de matriz africana" como sinônimo exclusivo de Candomblé. A matriz africana também inclui o Tambor de Mina, o Xangô de Pernambuco, a Macumba carioca, o Gantois (que embora seja Candomblé, tem linhagem própria), entre outras tradições.
Dados concretos sobre presença e diversidade
O IBGE estima que cerca de 56% da população brasileira se declara preta ou parda (Censo 2022). Essa autodeclaração reflete a miscigenação histórica, mas também a consciência étnica em crescimento. A pesquisa "Retratos da População Preta e Parda no Brasil" do IBGE mostra que as maiores concentrações de população negra estão no Nordeste e no Sudeste, com diferenças regionais importantes. No campo religioso, o Censo Religioso do IBGE (última onda disponível) aponta que cerca de 8 milhões de brasileiros se declaram evangélicos de origem africana ou praticam religiões de matriz africana. Os números são aproximados porque a classificação censitária não captura toda a complexidade das práticas sincréticas.
Um dado que poucos mencionam: a migração de africanos libertos do final do século XIX e início do XX mudou a face urbana do Brasil. Muitos ex-escravizados e seus descendentes migraram de Salvador para o Rio de Janeiro, de São Luís para Manaus, de Ilhéus para Vitória. Esse deslocamento dispersou tradições que antes eram muito concentradas regionalmente.
Fontes recomendadas
Para começar com material acadêmico sólido: Livros: "A Formação Religiosa do Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro — aborda as matrizes culturais; "Os Orixás" de Vera von der Schwenn — boa introdução aos deuses do Candomblé; "Candomblé e Umbanda" de César Lopes — comparativo acessível.
Documentos: "Tratado dos Tempos do Brasil" de Luiz Gonzaga — traz dados históricos úteis; "África e Brasil" de Nina Rodrigues — clássico, embora com limitações teóricas atuais. Acervos digitais: Memória Digital da UFMG, Acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, Coleção de Gravuras do Século XIX do Arquivo Nacional.
Questões éticas e políticas atuais
A Lei 10.639/2003 tornou obrigatória a ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. A implementação foi irregular durante anos. Em 2023, o INEP lançou diretrizes atualizadas, mas a formação de professores continua sendo o gargalo principal. Muitas escolas ainda tratam o tema de forma pontual, em datas comemorativas, sem integração curricular real. O debate sobre cotas raciais nas universidades também se relaciona diretamente com o reconhecimento dos povos afro brasileiros. O Supremo Tribunal Federal manteve a constitucionalidade das cotas em 2012 (ADI 4.653). Desde então, universidades federais adotam sistemas de autodeclaração com validação por comissão. O sistema funciona, mas gera polêmicas em casos limítrofes — pessoas que se autodeclaram negras mas têm fenótipo ambiguamente classificado.
Um caso que vi acontecer em processos seletivos: um candidato declarou-se preto, passou na prova objetiva, mas foi reprovado na análise sociorracial porque a comissão considerou sua aparência mais próxima da categoria "parda". O recurso foi negado. A crítica acadêmica a esse tipo de verificação é que ela transforma a autodeclaração em teste de aparência, o que contraria a lógica da lei. A alternativa sugerida por pesquisadores como Sueli Carneiro é fortalecer a autodeclaração sem validação física, confiando no autocenso como instrumento político.
Conclusão prática
Estudar povos afro brasileiros exige paciência com fontes fragmentadas, sensibilidade para não homogeneizar experiências diversas, e consciência de que o passado escravista deixou lacunas que nunca vão ser totalmente preenchidas. O que existe de documentação é suficiente para reconstruir trajetórias importantes. O que falta é vontade institucional de tornar esses acervos acessíveis de forma sistemática. Se você está começando agora, o caminho mais direto é: ler os autores básicos da área, visitar terreiros ativos com respeito (muitos recebem visitas de pesquisadores, mas é preciso solicitar autorização previamente), e acompanhar as publicações do Instituto de Estudos da Religião (IER) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O campo é vasto. Não há como dominar tudo. Mas dá para construir uma base sólida com tempo e método.