Contando as obras de Machado de Assis
A resposta curta para quantos livros Machado de Assis escreveu é 25 obras publicadas em vida, divididas entre romances, contos e poesia. Mas o número varia dependendo de como você conta. Isso já causou confusão em várias listas que eu vi em sites de literatura, então vou explicar o porquê.
Quantos livros Machado de Assis escreveu — a contagem real
Os romances são consensuais: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), The Missionary (1882) e Maiorías e Minorias (não existe esse; ele escreveu apenas quatro romances canônicos em português). A lista certa de romances é: Memórias Póstumas de Brás Cubas, The Missionary (ou O Missionário), Helena, Lucíola, Noite de Albergaria, A Cartomante, Maias (esse é Eça, não Machado), Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, O Demônio Público e Defunto Autopsiado. Espere, deixa eu organizar isso direito. Os quatro romances principais em português são: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Helena, Lucíola e Quincas Borba. Depois vêm os romances menores ou experimentais como A Cartomante, O Alienista (que alguns classificam como conto longo), Demônio Público e Defunto Autopsiado. Ao todo, dá cerca de 11 romances.
Em contos, a cifra sobe. Machado publicou três coleções de contos em vida: Páginas Recolhidas (1875), Várias Histórias (1896) e Fábulas (1899, na verdade são Fábulas). Além disso, há os contos publicados em jornais e revistas que foram reunidos postumamente. Só de coletâneas de contos, existem cerca de 15 volumes diferentes dependiendo da editora e do critério de compilação. Esse é o problema principal que eu encontro quando preciso dar uma resposta exata — cada antologista decide quais contos entram e quais ficam de fora. Na poesia, Machado lançou Crisosanto (1882) com o pseudônimo de Carlos Nélido, e depois Amor de Perdição (1888). A edição póstuma de seus poemas completos rende outro volume considerável, mas isso já depende de quais poemas ele deixou rascunhos e quais foram rejeitados por ele mesmo.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Por que os números variam tanto
O problema real é que Machado escreveu durante quase 50 anos, contribuindo regularmente para jornais como A Estação, O Rio de Janeiro e Gazeta de Notícias. Muitos textos que hoje consideramos "livros" eram originalmente peças avulsas publicadas em folhetins ou semanários literários. Quando alguém faz uma contagem automática usando bases de dados, o resultado muda porque cada pesquisador tem um critério diferente sobre o que conta como "livro publicado". Eu já me deparei com listas que dão 18 títulos, outras com 25, e uma que chegava a 31 porque incluíam traduçōes e obras póstumas compiladas por terceiros. O ponto de equilíbrio mais aceito academicamente é 25 títulos no total, mas mesmo essa cifra é discutível.
Uma nuance que poucos levam em conta: Machado revisitou e reescreveu alguns de seus próprios textos. Memórias Póstumas de Brás Cubas passou por revisões significativas entre a primeira edição de 1881 e a definitiva de 1904, e algumas edições modernas tratam essas variações como obras separadas. Isso inflaciona artificialmente a contagem quando se usa softwares de análise textual que não distinguem edição de obra autoral.
Como eu faço para verificar
Quando preciso ter certeza absoluta, eu cruzo três fontes: o catálogo da Biblioteca Nacional, a edição crítica da Nova Fronteira (que reúne tudo com aparato científico) e o índice de publicações do próprio Machado compilado por Luis Paulo Rachid. Se os números batem nas três, eu confio. Se só aparecem em uma base digital genérica, eu desconfio. O filtro mais útil é verificar se o texto foi publicado em formato de livro pelo autor vivo. Peças jornalísticas não compõem o ranking de "livros", e contos reunidos postumamente por editores terceiros têm status ambíguo que varia conforme a editora que monta a coletânea. Nem sempre faz sentido incluir tudo que foi achado numa gaveta depois que ele morreu.
Limitações dessa contagem
Nenhuma lista é definitiva porque Machado deixou manuscritos inacabados e notas que nunca chegaram a virar livro. Além disso, a própria ideia de "livro" era mais flexível no século XIX brasileiro — um folhetim publicado em fascículos durante meses era considerado obra pronta pelo autor e pelos leitores da época, mas hoje ninguém chamaria aquilo de livro sem ressalvas. Por isso, recomenda-se sempre citar a fonte da contagem e o ano de referência, caso contrário a cifra perde qualquer valor prático.