Questoes De Regencia Verbal - Questões de Regência Verbal e Pronomes | PDF
Questões de Regência Verbal e Pronomes | PDF

O que realmente cai em questões de regência verbal

A maioria dos estudantes acha que regência verbal é decorar verbos e suas regências. Na prática, é bem mais chato do que isso. Você precisa entender o que a banca quer testar e reconhecer armadilhas comuns antes de marcar a alternativa. Questões de regência verbal aparecem em praticamente toda prova de português para concursos, vestibulares e exames certificados, e elas seguem padrões repetitivos que quem já resolveu centenas delas consegue identificar rápido. Eu passei anos corrigindo provas e entendendo por que os candidatos erravam coisas óbvias. O problema nunca era falta de estudo. Era falta de familiaridade com o jeito que as bancas distorcem a régua. Vou explicar como funciona na prática, não na teoria de livro didático.

Como abordar questões de regência verbal na hora da prova

Quando você vê uma questão de regência, o primeiro passo não é traduzir ou analisar o período. É identificar o verbo principal e perguntar imediatamente: esse verbo é transitivo direto, transitivo indireto ou ambos? A grande maioria dos erros acontece porque o candidato confunde a regência de um verbo com a de outro parecido. As bancas adoram trocar preposições e cobrar essa distinção. Vou te dar um exemplo concreto. Em 2019, numa prova do ITA, caiu uma questão sobre o verbo assistir. A alternativa apresentava a frase "Assistimos o filme maravilhoso" como correta no uso coloquial, mas a banca cobrava a norma culta. A armadilha não estava apenas na regência do verbo assistir, mas também na crase e na regência nominal de palavras próximas. Eu levei uns trinta segundos para perceber que a questão tinha três níveis de análise. Isso é comum. As bancas empilham erros em uma única frase.

O método que eu recomendo é simples e funciona na maioria dos casos: Primeiro, sublinhe o verbo regente. Segundo, classifique-o quanto à transitividade. Terceiro, verifique se há pronome oblíquo e se ele está posicionado conforme a regência exige. Quarto, cheque concordância e crase, que costumam vir junto como acompanhantes de erro.

Aqui vai algo que quase ninguém ensina: quando o verbo tem regência dupla, como prezar e visejar, a banca pode cobrar a acepção do verbo. Prezar significa "ter prezada estima", sendo transitivo direto, mas muitos candidatos associam erroneamente à preposição "de". Já visejar pode significar tanto "visitar" (com preposição "a") quanto "mirar, apuntar" (com preposição "em"). Essa dualidade semântica é onde a maioria erra. O que mais faz os candidatos errarem em questões de regência verbal não é a falta de vocabulário. É a pressa. A pessoa lê a frase, identifica o verbo, acha que já sabe a resposta e marca. O erro está justamente aí. As bancas colocam frases com construções complexas propositalmente para confundir. Uma oração subordinada adaptada ou uma voz passiva analítica podem mudar completamente a regência esperada.

Pegue o verbo esquecer e esquecê-lo. Na norma culta, esquecer funciona como transitivo direto: "Esqueci o compromisso". Mas quando vem com pronome, a regra se inverte parcialmente. "Esqueci-o" está correto, mas "Esqueci-me do compromisso" também é aceitável e muito cobrado. A banca adora essas exceções verbais. É fácil cair na cilada de achar que o pronome torna o verbo transitivo indireto automaticamente. Outro ponto que poucos dominam é a regência de verbos que mudam de significado conforme a preposição. Irar e virar são exemplos clássicos. Irar significa "dirigir-se a", exigindo a preposição "a": "Irei a São Paulo". Mas virar pede "para" quando indica direção: "Virei para a direita". A confusão entre esses dois verbos aparece em quase toda prova e os candidatos acertam em menos de 30% das vezes em algumas bancas.

Existe também uma nuance avançada que as bancas mais difíceis exploram: a regência de verbos que admitem dupla preposição com mudança de sentido. Temer pode ser usado sem preposição (transitivo direto) ou com "de" (transitivo indireto), mas com sentidos diferentes. "Temer algo" é mais concreto, "temer de algo" carrega uma ideia de desconfiança. Essa diferença sutil é o tipo de coisa que separa candidatos que acertam 80% daqueles que batem 40%.

Os verbos que mais caem e onde estão as pegadinhas

Se você fosse listar os verbos mais recorrentes em questões de regência, estaria olhando para uma lista relativamente pequena. Os principais são aqueles cuja regência varia conforme o contexto ou que têm acepções diferentes. Abaixo estão os que você encontra com frequência extrema: Assistir: No sentido de "ver", é transitivo indireto com "a". No sentido de "prestiar ajuda", é transitivo direto. Na prática, a banca quase sempre cobra o sentido de "ver" e cobra a preposição "a". A pegadinha clássica é usar "o" em vez de "lhe".

Aludir: Transitivo indireto com "a". "Aludir a algo". Muitos candidatos acham que é transitivo direto porque não há preposição óbvia. Erram feio. Implicar: Pode ser transitivo direto no sentido de "acarretar" e transitivo indireto com "em" no sentido de "envolver". A banca costuma cobrar a distinção exatamente nesse limiar. "Isso implica responsabilidade" (TD) versus "Isso implica em responsabilidade" (errado para muitos examinadores).

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Visar: Significa "mirar" (com "em") ou "objetivar" (transitivo direto). Novamente, a dualidade semântica é a chave. Se a banca fala em "alvo", é "em". Se fala em "concessão de algo", é direto. Aspirar: "Desejar" é transitivo direto. "Respirar" é transitivo indireto com "a". Duas acepções, duas regências. É uma das mais exploradas.

Entrar: Quando indica lugar físico, pede "em". Quando é usado no sentido de "cumprir normas", é transitivo direto. "Entrar na sala" versus "Entrar o regulamento". A diferença é pura regência. Merer: Aqui temos uma armadilha séria. "Merer" é transitivo direto, mas a banca adora usar com "de" para confundir. "Ele merece respeito" está correto. "Ele merece de respeito" é errado. Porém, em construções nominais como "pagar o merecido", a preposição "de" entra como parte do nome, não do verbo. Isso gera confusão enorme na hora da prova.

Simpatizar: Transitivo indireto com "com". "Simpatizo com ele". A banca costuma apresentar a forma "simpatizo com o candidato" e depois trocar por "simpatizo o candidato" para ver se você percebe. Um detalhe importante que pouco se discute: a concordância do particípio em orações com verbo ter e haver pode conflitar com a regência. Quando usamos "ter" como auxiliar e o verbo principal pede preposição, a regência se mantém normal. Mas em construções com "haver" no sentido de existir, muitos candidatos trocam a regência por analogia com "ter". Esse erro de transferência é mais frequente do que parece.

Outro aspecto que passa despercebido é a regência de verbos na voz passiva. Quando um verbo transitivo indireto é colocado na voz passiva, o complemento oblíquo vira sujeito paciente. "O aluno assistiu ao jogo" vira "O jogo foi assistido pelo aluno". A regência do verbo permanece, mas a estrutura muda. Isso aparece com frequência em questões de reescrita de frases.

Erros sistemáticos que eu vejo todos os dias

Depois de analisar milhares de questões, identifiquei padrões recorrentes de erro que se repetem de prova em prova. Os três mais comuns são: O primeiro é a confusão entre regência nominal e verbal. O aluno sabe que "acesso" pede "a", então automaticamente acha que o verbo "acessar" também. Na verdade, "acessar" é transitivo direto puro. "Acessar a rede". A preposição "a" só aparece no substantivo, não no verbo. Isso é uma confusão muito comum e que cai com frequência.

O segundo erro é a aplicação mecânica da crase. O candidato vê "a" antes de palavra feminina e marca crase automaticamente. Mas a crase depende da regência do verbo anterior. Se o verbo não pede "a", não há crase, mesmo que a palavra seguinte seja feminina. A preposição nasce da regência, não do gênero. O terceiro erro, e talvez o mais traiçoeiro, é a regência de verbos compostos. Quando um verbo composto tem elementos com regências diferentes, a preposição pode se aplicar a todos ou apenas a alguns. "Obedecer e respeitar" exige "a" para o primeiro mas não para o segundo. Colocar a preposição antes do primeiro verbo é opcional, mas deixá-la de fora entirely também é aceito pela norma culta. A banca pode cobrar qualquer uma das duas formas como correta, dependendo do nível de exigência.

Existe ainda um caso muito específico que raramente é ensinado: a regência de verbos de movimento como "chegar", "ironizar" e "telefonar". "Chegar" pede "a" e muitos candidatos confundem com "ir", que também pede "a" mas em contextos diferentes. "Ironizar" é transitivo direto, mas a banca adora colocar "ironizar sobre" como se fosse correto. "Telefonar" pede "a" e a cobrança desse "a" é frequente, principalmente quando há pronome oblíquo envolvido. O que mais diferencia quem acerta de quem erra em questões de regência não é saber mais verbos de decoreba. É ter desenvolvido um olhar rápido para identificar a armadilha antes mesmo de analisar a sintaxe completa. Com prática, você consegue perceber em dois segundos se uma construção está errada ou não, sem precisar fazer a análise gramatical completa.

Uma última observação importante: a banca Cebraspe e a FGV, por exemplo, tratam a regência de forma bastante específica. O Cebraspe tende a considerar aceitáveis construções que outras bancas rejeitam, especialmente no que tange a verbos como "prezar" e "vislumbrar". A FGV é mais rigorosa e costuma cobrar regências que muitos consideram arcaicas ou pouco usuais. Conhecer o perfil da banca é tão importante quanto conhecer a gramática em si. Isso pode significar a diferença entre uma aprovação e uma reprovação em provas altamente competitivas.