Conjuração Baiana: o que realmente aconteceu em 1798
O movimento de 1798 na Bahia foi liderado por pessoas marginalizadas — alfaiates, soldados rasos, ex-escravizados. Sabe-se disso porque os autos do processo foram preservados. Não foram grandes proprietários ou nobres. Foram os tipos que a história oficial costuma ignorar. O que vou explicar aqui é básico mas muitos erram ao pesquisar. A gente confunde com outras conspirações ou acha que foi só um motim sem organização. Não foi. Havia programação escrita, circulação de folhetos, planos claros de insurreição. Tudo documentado nos tribunais da época.
O que você precisa saber antes de estudar a conjuração
Se você está fazendo um resumo conjuração baiana para trabalho acadêmico ou estudo rápido, o erro mais comum é tratar o movimento como espontâneo demais. Ele não foi. Houve planejamento político concreto, inspirado nas ideias iluministas francesas e no exemplo da Revolução Haitiana, que estava acontecendo exatamente nessa época na América. Outra armadilha é achar que a datação varia entre autores. Não varia muito. O movimento teve seus desdobramentos principais entre agosto e setembro de 1798, com prisões que se estenderam até o início de 1799 para os julgamentos.
A fonte primária fundamental são os autos do processo contra os réus. Você consegue encontrar cópias digitalizadas no Arquivo Nacional e também em acervos da Universidade Federal da Bahia. O livro do historiador João José Reis, "A Revolta dos Malês", lida diretamente com esse contexto e mostra as conexões que muita gente não percebe.
Os participantes e o que pretendiam
Os líderes mais conhecidos foram Luís Gonzaga das Virgens, Manuel Faustino dos Santos, Luís Newton de Lima e Lucas Delfino. Todos trabalhadores urbanos. Luís Gonzaga era alfaiate. Manuel Faustino também era alfaiate. A profissão importa aqui porque mostra que a articulação política não era atividade de elite — era algo construído por gente que convivia diariamente com opressão racial e econômica. O manifesto, chamado "Parto do Sol" ou simplesmente o folheto republicano, pedia:
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
- Independência do Brasil
- Igualdade racial — abolição das distinções entre brancos, pardos e pretos
- República com governo popular
- Liberdade de comércio sem a tutela portuguesa
Isso é importante notar: o programa ia muito além do que se encontra em resumos escolares que tratam o movimento como revolta popular genérica. A igualdade racial estava no centro. Não era um acessório.
O aspecto prático: como organizar a insurreição
O plano era simples na teoria mas difícil na execução. Havia previsão de insurreição noturna, com sinais combinados — toque de sinos e fogo nas igrejas. Os participantes deviam reunir-se nos pontos combinados e tomar o Arsenal de Guerra e o Quartel da cidade. Na prática, um problema que eu sempre encontro nos estudos sobre esse tema é a subestimação da rede de apoio. Não era um grupo isolado de quatro homens. Havia uma rede mais ampla de simpatizantes, especialmente entre os soldados da tropa e a população pobre urbana. O problema foi a delação. Pelo menos um dos envolvidos revelou o plano às autoridades antes da data marcada.
As prisões começaram em 12 de agosto de 1798. Três pessoas foram executadas — Manuel Carlos Pita, Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Delfino. Outros foram degredados para a África. Um morreu na prisão, Francisco das Chagas, conhecido como Chicara.
Dica para quem precisa fazer o resumo rápido
Se você precisa de um resumo conjuração baiana para entrega escolar, foque nestes três pontos que os avaliadores costumam cobrar: o caráter multirracial do movimento, a influência da Revolução Francesa e do Haiti, e a repressão brutal do governo colonial. Qualquer coisa além disso já é aprofundamento. A crítica mais honesta que posso fazer é sobre a documentação. Sobreviveu pouco material escrito dos próprios conjurados. Quase tudo veio dos interrogatórios policiais e judiciais. Isso significa que há viés institucional em praticamente toda a narrativa disponível. Leia com os olhos abertos para isso.
Fontes confiáveis para aprofundar
Além de João José Reis, recomendo "A Conjuração Baiana de 1798" de Flávio Gomes, e também o trabalho de Lilia Schwarcz nas pesquisas sobre racismo no Brasil. Para a fonte primária, o Arquivo Público da Bahia tem documentos relacionados aos processos.