Diferenças práticas entre coleta venosa e arterial
Quem já pegou agulha na mão sabe que sangue venoso e arterial não são a mesma coisa, e confundir os dois é o tipo de erro que não tem graça. A diferença não é só a cor ou a proteína do teste. É técnica, é anatomia, é risco. Vou explicar como isso funciona no dia a dia, sem teoriola. Sangue venoso é o padrão. A maioria dos exames de laboratório pede coleta venosa periférica, normalmente da veia cefálica ou basílica no braço, ou das veias dorsais da mão. O fluxo é baixo, a pressão é baixa, e a punção é simples. Você localiza a veia, angula a agulha entre 15 e 30 graus, entra na luz venosa e vê o sangue escorrer devagar para o tubo. Pronto.
Sangue arterial exige algo bem diferente. A artéria radial é o sítio mais usado, mas você precisa confirmar a circulação colateral antes de furar. O teste de Allen ainda é o método básico: você oclui a artéria radial e a ulnar, pede para o paciente fazer punho fechado para esvaziar a mão, solta a ulnar e observa a coloração voltar. Se demorar mais de 15 segundos, tem problema. Já vi gente pular esse passo e arrependimento chega depois.
Coleta de sangue venoso e arterial: o que muda na prática
A arteira radial fica superficial ao palpar o sulco entre o tendão do flexor carpi radial e o aponeurose palmar longa. Não é onde todo mundo acha. O pulso radial é aquele ponto entre o osso estiloide radial e os tendões. Se você não sente o pulso, não vai coletar nada. Pontos óbvios, mas erros disso acontecem com frequência em plantões corridos. Para coleta arterial, a agulha entra em ângulo de 45 a 90 graus, dependendo da profundidade da artéria e da gordura subcutânea do paciente. Idosos com artérias calcificadas e frias são especialmente chatos. A artéria reage ao toque. Ela spasmoda. Se o paciente sente dor aguda durante a entrada da agulha, para imediatamente. Pode estar penetrando a parede posterior ou estimulando o nervo mediano que passa colado.
O sangue arterial pulsa para fora do coletor. Isso é o sinal mais visível de que você está no lugar certo. Sangue venoso vem em fluxo contínuo, sem pulsatile. Quando o sangue não sai e você está certo de que está na artéria, o espasmo arterial pode estar obstruindo o fluxo. Aguarde alguns segundos, ajuste levemente o ângulo, nunca avance a agulha cegamente. Avançar em artéria espasmada gera hematoma e, às vezes, lesão permanente. Um detalhe que quase ninguém lembra: sangue arterial para gasometria precisa ir para o laboratório em no máximo 15 minutos, senão os resultados de pO2 e pCO2 começam a distorcer. As células sanguíneas continuam consumindo oxigênio e produzindo CO2 após a punção. Se não for analisar rápido, mergulhe a seringa em gelo imediatamente. Gelo desacelera o metabolismo celular e dá uma margem de cerca de 30 minutos. Testei isso em UTI quando o laboratório demorava mais por causa de escala. A diferença nos valores era brutal sem gelo, praticamente inútil com gelo.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro ponto importante que os manuais não destacam o suficiente: a pressão sistólica do paciente influencia diretamente a facilidade da punção arterial. Hipensosos têm artérias mais palpáveis, mas também mais propensas a sangramento pós-compressão. Hipotensos, especialmente em choque, podem ter artérias radiais praticamente não palpáveis. Nesses casos, a abordagem ultrassonográfica se torna necessária. O ultrassom em modo B identifica a artéria em tempo real e aumenta significativamente a taxa de sucesso na primeira tentativa. Sem ultrassom, a taxa de falha em pacientes hipotensos chega a 40% na minha experiência. A compressão pós-procedimento também é diferente. Veia: compressão leve por 2 a 5 minutos. Arteira: compressão firme por pelo menos 10 minutos, preferencialmente com curativo compressivo mantido por algumas horas. Artérias têm pressão interna muito maior e o tampão hemático se forma de maneira diferente. Compressão insuficiente gera hematoma retroperitoneal no caso de punções femorais, ou hematoma volumoso em radial. Hematoma em artéria radial pode comprometer o membro se não tratado. Isso não é teoria, é complicações que eu vi no prontuário.
Para sangue venoso, os cuidados são mais simples, mas não irrelevantes. Torneque deve ficar no máximo 1 minuto aplicado. Tempo maior concentra analitos e altera resultados, especialmente proteínas e enzimas. Hemoconcentração por toreque deixado esquecido é mais comum do que se imagina. Já encontrei creatinina e potássio alterados apenas porque o torniquete ficou 5 minutos no braço de um paciente desidratado. Ordem de preenchimento dos tubos também importa. Para venoso, a sequência padrão é: hemocultura primeiro, se necessário, depois tubo com coagulante (vermelho ou soro), em seguida EDTA (roxo), heparina (verde), e glicolítico (cinza). Inverter essa ordem contamina o tubo de soro com tracejos de heparina ou EDTA do tubo anterior, e o resultado da coagulação sai errado. Isso é erro de rotinação, não de conhecimento. Acontece quando o profissional está com pressa.
Quando se pega sangue arterial para gasometria, usa-se seringa heparinizada. O excesso de heparina líquida dentro da seringa dilui a amostra e altera os valores, especialmente o pH. A técnica correta é usar seringa com heparina sec ou microdose: cerca de 0,5 mL de heparina sódica 1000 UI/mL para cada 2 mL de amostra, o excesso após aspirar. Se deixar bolha de heparina líquida, os valores de pH caem artificialmente e o bicarbonato calculado também. Erro silencioso que não aparece no exame visual. Um limitação importante que precisa ser dita claramente: coleta arterial não é procedimento para qualquer situação. Pacientes com coagulopatia, em uso de anticoagulante terapêutico, com doença arterial periférica grave ou com teste de Allen anormal não devem ter coleta arterial radial. Nesses casos, a alternativa é ultrassom guiado com artéria femoral, ou solicitar gasometria capilar como substituta quando a precisão absoluta não for crítica. Gasometria capilar superestima pO2 em relação à arterial, mas subestima pCO2 com boa correlação. Para acompanhamento de paciente estável, funciona. Para decisão de ventilação mecânica, não serve.
A diferença entre sangue venoso e arterial também se reflete nos valores de referência dos exames. pH arterial normal: 7,35 a 7,45. pH venoso: 7,31 a 7,41, ligeiramente mais ácido por conta do CO2 tissular. pO2 arterial: 80 a 100 mmHg. pO2 venosa: 40 mmHg. A diferença é grande porque o oxigênio já foi extraído pelos tecidos. pCO2 arterial: 35 a 45 mmHg. pCO2 venosa: 41 a 51 mmHg. Se alguém mandar gasometria e o resultado vier com pO2 de 40 mmHg, ou o paciente está em insuficiência respiratória grave, ou a amostra era venosa e foi rotulada como arterial. Isso acontece. Checa a cor, checa o contexto clínico, checa a técnica. Na prática clínica real, a escolha entre venoso e arterial começa pela pergunta: o que eu preciso saber? Para eletrolitos, função renal, hepática, hemograma, infectologia, o venoso resolve 95% das vezes. Para avaliação de oxigenação, ventilação e equilíbrio ácido-base, o arterial é insubstituível. Não adianta tentar estimar gasometria a partir de venoso com fórmulas de correção. As fórmulas existem, mas a margem de erro é grande demais para decisões críticas.
Se você está começando e quer praticar, comece com venoso. Dominar a técnica venosa, identificar veias colapsadas, lidar com pacientes difíceis, entender complicações como flebite e hematoma, isso é base. Arteira é o próximo nível. Não adianta querer furar radial antes de conseguir coletar venoso em dez pacientes consecutivos sem erro. A confiança vem da repetição, não do vídeo no YouTube.