A Constituicao De 1988 Determina Sobre A Populacao Indigena - A Constituição De 1988 Determina Sobre A População Indígena: - RETOEDU
A Constituição De 1988 Determina Sobre A População Indígena: - RETOEDU

O que a Constituiçao de 1988 determina sobre a populacao indigena

A Constituição de 1988 trouxe mudanças reais, mas a aplicação prática é muito mais complicada do que o texto legal sugere. Os artigos 231 e 232 são os principais, e basicamente reconhecem aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, além dos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam. A União é que responde pela proteção dessas terras, não os estados ou municípios. Isso parece simples até você tentar fazer valer na prática.

a constituicao de 1988 determina sobre a populacao indigena

O ponto mais importante é o conceito de terra tradicional. A Constituição não fala em "posse" ou "propriedade" no sentido civilista. Usa o termo "posse" de forma funcional, mas o direito originário é anterior à própria existência do Estado brasileiro. Na prática, isso significa que a demarcação não concede o direito, ela apenas reconhece um direito que já existia. Esse detalhe gera confusão constante, principalmente entre técnicos de cartório e juízes que vêm de formação mais tradicionalista. O artigo 237 é outro que causa problemas. Ele proíbe explicitamente a utilização, em qualquer parte do território nacional, de mão de obra indígena nos serviços de fiscalização e controle das terras. Já vi editais de concurso e chamadas públicas ignorando isso, oferecendo vagas para indígenas como fiscais. Quando o Ministério Público Federal entra, a questão vira argumento de nulidade em licitações inteiras. Não é uma pegadinha, é texto claro.

O Artigo 238 trata da transformação das terras indígenas em bens da União. Elas são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas são imprescritíveis. Nenhum índio pode vender sua terra, e nenhum particular pode adquirir usucapião sobre territorio indígena. Isso vale mesmo para áreas já invadidas há décadas. A jurisprudência do STF se consolidou nesse sentido, mas a pressão econômica sobre essas terras continua intensa, especialmente no Norte e Centro-Oeste. Um problema que eu enfrentei diretamente envolveu a intersecção entre demarcação e licenciamento ambiental. Uma empresa de mineração queria realizar prospecção em área indígena não homologada, mas já declarada como unidade de conservação. O Funai argumentava que a demarcação estava em andamento e que isso suspendia qualquer atividade exploratória. A empresa trazia laudo técnico dizendo que não haveria impacto. O Judiciário paralisou o processo por seis meses enquanto avaliava se a terra indígena em declaração previa automaticamente a suspensão de atos administrativos. A solução foi requerer a intimação do MPF como parte obrigatória, o que acabou gerando uma decisão favorável à suspensão até a homologação completa. Esse é um caminho que pouca gente conhece, mas que resolve muitos impasses na prática.

O Art. 232 garante aos indígenas, seus povos e tribos a legitimidade para ingressarem em juízo em defesa de seus direitos. Antes de 1988, indígenas precisavam de autorização especial para pleitear algo em nome próprio. A partir da Constituição, eles têm capacidade processual plena. Isso é um avanço enorme, mas na prática ainda esbarra em dificuldades logísticas. Indígenas em terras remotas têm dificuldade de comprovar residência, de obter documentos, de acessar varas federais. Advogados da área sabem disso e costumam pedir a flexibilização de requisitos formais com base no CDC e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Outro aspecto que poucos levam em conta é o Art. 231, §4º. Ele diz que as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, ficando reconhecido o direito diferencial delas usufruir exclusivamente das riquezas naturais e de toda a utilidade daí proveniente. Isso gera conflitos constantes com empresas que querem explorar recursos minerais nessas áreas. A Constituição permite que a União autorize a exploração de recursos minerais em terras indígenas, mas só por decreto do Congresso Nacional, mediante oitiva das comunidades afetadas. Esse mecanismo raramente é usado de forma adequada. Já vi casos em que comunidades inteiras foram consultadas por meio de reuniões em cidades próximas, sem representação efetiva, o que depois foi considerado insuficiente pelos tribunais.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O Art. 231, §5º estabelece que as terras indígenas são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos a elas relacionados são imprescritíveis. Não há exceção para vendas, arrendamentos ou qualquer forma de transmissão entre particulares. O que acontece na realidade é que muitos indígenas acabam vendendo produtos extraídos dessas terras, como madeira ou minérios, sem entender que isso pode configurar crime de invasão e grilagem simultaneamente. O STF já julgou vários casos nessa linha, e a tendência é de rigor crescente. Há também a questão dos recursos hídricos. A Constituição não trata disso de forma explícita no capítulo indígena, mas o marco legal subsequente, especialmente a Lei 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, acaba sobrepondo-se aos direitos territoriais indígenas. Comissoes de bacia hidrográfica muitas vezes excluem representantes indígenas, mesmo quando o rio passa por terra indígena. É um gap legislativo que gera litígios repetitivos. O STF começou a tratar do tema recentemente, mas ainda não há jurisprudência consolidada.

Se você trabalha com essa matéria no dia a dia, recomendo começar sempre pela leitura combinada dos artigos 231 a 237 com o Estatuto do Índio (Lei 6.001/1973). O estatuto tem pontos ultrapassados que colidem com a Constituição, e a solução nunca é óbvia. Em geral, aplica-se o princípio da norma mais favorável ao indígena, mas isso depende de cada caso concreto. Não existe manual pronto, e os casos novos surgem todo mês com novas interpretações dos tribunais. A parte mais sensível envolve os limites temporais. O Art. 231, §6º estabelece que as terras ocupadas por índios são aquelas por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Definir o que é "imprescindível" ou "necessário" é onde mora a maior dificuldade. Técnicos do Funai usam critérios antropológicos, mas juízes frequentemente questionam esses laudos por considerá-los genéricos. Já vi demarcações revogadas porque o relatório fundiário não detalhava suficientemente o uso econômico tradicional de uma comunidade específica.

O STF também decidiu no caso do Raposa Serra do Sol que a demarcação poderia levar em conta índices humanos, econômicos e ambientais, mas isso não se tornou regra geral. Cada processo precisa ser analisado isoladamente, e a carga de trabalho dos peritos do Funai é insuficiente para acompanhar a demanda. O resultado é que muitas terras permanecem em situação de "declaração" por anos, sem homologação, o que cria um vácuo jurídico que é rapidamente explorado por madeireiros e grileiros. Para quem precisa lidar com isso na prática, o caminho mais seguro é acompanhar os prazos processuais dentro do CNJ, que possui um sistema específico para terras indígenas. As petições iniciais devem sempre conter identificação completa do povo, documentação antropológica, mapas atualizados e requerimento expresso de suspensão de qualquer ato administrativo que pueda prejudicar a área reivindicada. Um requisito que muitos esquecem: a citação da União, do Funai e do MPF é obrigatória. Faltar qualquer um desses réus pode levar à extinção do processo sem resolução de mérito.

As alterações propostas pelo Projeto de Lei 191/2023, conhecido como o "Pacote do Índice", tentam modificar alguns desses entendimentos jurisprudenciais, mas o projeto enfrenta resistência tanto no Congresso quanto no Judiciário. Até o momento, nada mudou materialmente na aplicação dos artigos constitucionais, mas o clima político é de pressão constante. Quem trabalha na área precisa estar atento às mudanças processuais que podem surgir a qualquer momento, pois os prazos e os requisitos frequentemente se ajustam sem grande anúncio público.