Quais São As Principais Diferenças Entre Essas Representações Cartográficas - Quais são as principais diferenças entre essas representações ...
Quais são as principais diferenças entre essas representações ...

Representações cartográficas: o que muda na prática

Ao comparar representações cartográficas, o ponto de partida costuma ser o sistema de referência usado. Um geodésico define a terra como um elipsoide e deixa a superfície esférica/irregular como está; um projetado converte aquelas coordenadas para um plano cartesiano. A confusão começa aí, porque muita gente trata os dois como intercambiáveis quando exportam camadas ou pede a transformação.

quais são as principais diferenças entre essas representações cartográficas

As diferenças mais relevantes caem em três campos: distorção, precisão e interoperabilidade. Projeções cilíndricas, como a Mercator, mantêm ângulos locais, mas incham áreas perto dos polos. Projeções cônicas, como a Albers, são boas para regiões de latitude média quando alinhadas aos paralelos padrão. Projeções azimutais funcionam bem para polares ou para vizinhança de um ponto central. Nenhum deles é neutro; a escolha define o que você ganha e o que perde. O que muda na prática é o erro que entra nas suas análises. Se você calcula distâncias com dados em WGS84 geográfico, as unidades estão em graus e o resultado não faz sentido métrico. Se você usa uma projeção de área equivalente para medir formas, a aparência vai distorcer. Se transforma entre sistemas sem definir o método de deslocamento de datum, você pode cometer erros da ordem de dezenas a centenas de metros, dependendo da região.

Lembre-se de que a mesma expressão técnica pode significar coisas diferentes conforme o software. Alguns tratam transformações como operações lineares simples; outros exigem grids de correção. Esse detalhe é a diferença entre um mapa que parece pronto e um que falha quando você cruza com dados existentes. Na minha experiência, o problema mais comum é achar que aplicar uma projeção já corrige tudo. Atribuir um CRS a uma camada sem dados de coordenadas conhecidas só coloca uma etiqueta. Se os pontos já estão em um plano mas você os classifica como geográficos, qualquer análise espacial vai herdar aquele erro desde o início. O sintoma típico é ver buffers que não fecham, sobreposições que não colam ou distâncias que saem absurdas.

A regra prática é separar definição de transformação. Primeiro, defina o CRS correto com base na fonte. Depois, transforme apenas quando necessário, usando o método apropriado para a região. Em áreas com movimento tectônico significativo, o CRS atualizado do país pode diferir do WGS84 padrão em vários decímetros ou metros. Ignorar isso gera inconsistência entre camadas que, visualmente, parecem alinhadas. Para evitar o erro, eu costumo fazer uma validação rápida com pontos de controle conhecidos antes de confiar no resultado. Pego três ou quatro locais cujas coordenadas eu conheço, transformo e comparo com o esperado. Se o desvio for maior do que a precisão que o projeto exige, eu mudo de método ou peço os parâmetros locais de transformação.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Outro detalhe que poucos mencionam é a questão da malha de dados. Dados globais costumam vir em WGS84 ou GDA94, que são praticamente equivalentes para a maioria dos trabalhos. No Brasil, o SIRGAS2000 é o padrão e difere do WGS84 por menos de dois centímetros na maioria das aplicações, mas diferenças de datum surgem em países que usam sistemas regionais antigos. Nesses casos, a transformação sem grids locais pode introduzir erro sistemático. Se o seu objetivo é produção cartográfica, a escolha da projeção deve obedecer ao propósito. Para mapas de navegação e temas que exigem conformidade local, use projeções conformes. Para mapas de distribuição populacional ou de áreas de impacto, use projeções equivalentes. Para mapas de rotas grandes e direções, considere projeções equidistantes ou azimuthais adequadas. Nada disso elimina distorções; apenas transfere o custo para onde menos dói no seu caso.

Na prática, eu vejo muitos times usarem uma única projeção para todo o território nacional só por comodidade. Isso funciona em projetos visuais de baixa precisão, mas falha em análises quantitativas. A perda de precisão varia conforme a latitude e a extensão leste-oeste da área estudada. Em regiões amplas, a distorção acumulada pode comprometer cálculos de área com margem de erro superior a um ou dois por cento, dependendo da projeção escolhida. Se você trabalha com dados LiDAR ou fotogrametria, a precisão horizontal e vertical deve ser consistente com o CRS. Misturar modelos digitais de elevação em um sistema projetado com feições vetoriais em geográfico gera incompatibilidade de unidades e escostas. A solução mais direta é padronizar tudo no mesmo sistema antes de qualquer processamento.

Há ainda a questão da representação visual versus representação analítica. Um mapa impresso pode tolerar uma projeção polêmica porque o olho não mede com régua. Um modelo de rede viária, um cálculo de zona de amortecimento ou uma interpolação de concentração poluente não perdoam. A diferença entre esses usos é o motivo pelo qual muitos projetos falham só por escolher a projeção certa para a tela e errada para a conta. Quando preciso trabalhar com várias zonas, geralmente organizo os dados por projeções locais, como UTM por fuso, em vez de forçar uma única projeção global. Isso reduz distorções e simplifica cálculos métricos. A desvantagem é a fragmentação: você precisa gerenciar múltiplas camadas e garantir que as transformações de volta para exibição sejam consistentes.

Em resumo, a decisão chave é entender que representar não é o mesmo que medir. A representação cartográfica serve para comunicar; a representação analítica serve para calcular. Confundir os dois é o erro mais caro nesse campo. Se você estiver montando um fluxo de trabalho, comece definindo o CRS das fontes, valide com pontos de controle, escolha a projeção conforme o propósito e mantenha a transformação separada da definição. Assim, você evita a maior parte dos problemas práticos que aparecem depois, quando os dados já estão espalhados por várias pastas e versões.